Anuncio
Educação

Escola Luís Teixeira realiza Feira de Ciências com foco na sustentabilidade

Tecnologia, sustentabilidade e inovação serviram de inspiração para os alunos da Unidade Escolar Luís Teixeira. A exposição foi realizada na Praça João José Filho.

05/12/2021 15h04Atualizado há 1 mês
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Blog na Mira da Midia
189

A escola Estadual Luís Teixeira em Luzilândia realizou nesta sexta-feira (03/12), a 8ª edição da Feira de Ciências, com o tema: “Desenvolvimento Sustentável: Energia limpa e renovável”. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local um projeto cientifico de Biologia, Física e Química, e assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares na área de ciências da natureza.

O evento aberto ao público movimentou a cidade e a comunidade escolar. Tecnologia, sustentabilidade e inovação serviram de inspiração para os alunos da Unidade Escolar Luís Teixeira. A exposição foi realizada na Praça João José Filho. A votação para os trabalhos foi feita por um corpo de jure e teve participação da comunidade através de um QR CODE. A feira reuniu 20 projetos, dez em cada disciplina (física e química) e envolveu os alunos de todas as turmas dos turnos manhã e tarde.


O professor Leonardo Lopes, um dos idealizados do projeto explica que o objetivo da feira é levar para a sociedade os trabalhos que os alunos desenvolvem durante o ano. “O tema que nós optamos o desenvolvimento sustentável, a geração de energia limpa e renovável é um tema alinhada a agenda 2030 da ONU, um programa para a próxima década para o desenvolvimento energético e também abordar um tema que é caríssimo para a sociedade atual que é o problema energético, um problema mundial”, ressaltou.

Professor de Física Leonardo Lopes – Foto: Ricardo Vale

Dentro do tema da sustentabilidade, os alunos buscaram desenvolver projetos que demonstram como pode existir desenvolvimento pautado na sustentabilidade. “Buscar fontes, alternativas que sejam limpa e que não sejam nocivas ao planeta é primordial, e assim conscientizar a população do uso da energia de forma adequada, evitando desperdícios e propiciar que os alunos ao fazer seu projetos, tenham consciência e que eles sejam capazes de desenvolver e eles mesmos propor soluções. Estive acompanhando de perto todos os trabalhos junto do professor Cassiano e da Professora Bruna, meus colaborados e o resultado realmente foi bem acima da expectativa”, completou Leonardo.

Inovação e sustentabilidade em pauta


A escola Luís Teixeira mostrou que preza pela troca de conhecimentos entre alunos e professores. Como o projeto de química desenvolvido pelos alunos do 3º Ano “A” Manhã, uma casa sustentável baseada nos projetos de urbanismo das atuais empresas americanas, onde o sistema hidráulico é formado pela captação e reutilização da água e o sistema de energia é todo através da luz do solar. “O nosso projeto se baseia em uma casa limpa e sustentável e ecologicamente correta, a casa tanto na parte elétrica, quanto na parte hidráulica ela é completamente ecológica e sustentável, ela conta com placas fotovoltaicas, que são as populares placas solares, que durante o dia armazenam e utilizam a energia do sol e a noite é utilizada a parte hidráulica do nosso projeto de física, que é uma mini usina hidrelétrica, que produz água de alguma fonte natural”, explica Carla Lourenço Oliveira Marques.

Satisfeito com o engajamento no projeto, o professor de química, Luiz Cassiano ressalta o empenho os alunos em produzir os trabalhos. “É de grande relevância a apresentação de cada trabalho aqui, eu fiquei surpreso com os resultados, a cada ano que passa as nossas expectativas se superam, foi extremamente gratificante acompanhar a desenvoltura e autonomia dos nossos alunos no momento das apresentações, contar com a colaboração das famílias, e perceber o empenho e a dedicação dos nossos docentes, que estiveram desde o inicio da proposta, acreditando e buscando alternativas para romper os desafios e entregar seus melhores resultados”.

Luzilândia - PI
Atualizado às 23h51
25°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 25°
25°

Sensação

9.7 km/h

Vento

75.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Kuriça Construções
Ortoface
Mais lidas
Anúncio