Anuncio
Literatura de luto

Escritor e romancista piauiense Assis Brasil morre aos 93 anos em Teresina

Francisco de ASSIS Almeida BRASIL nasceu na cidade de Parnaíba. É romancista, cronista, crítico literário e jornalista.

29/11/2021 08h57Atualizado há 2 meses
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Cidade Verde
60
Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O escritor piauiense Assis Brasil morreu na noite deste domingo (28), aos 93 anos, em sua residência no centro de Teresina.  A informação foi confirmada através de nota de pesar divulgada pela Academia Piauiense de Letras (APL), entidade em que Assis Brasil ocupava a cadeira de número 36. 

O escritor passou na noite deste domingo, por volta das 20h, com dificuldade respiratória. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para fazer os primeiros socorros, mas ele acabou não resistindo. 

Na última quarta-feira, Assis Brasil sofreu um acidente doméstico que resultou em uma fratura no fêmur. Na sexta-feira, ele foi submetido a uma cirurgia ortopédica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que foi realizada com sucesso. 

Assis Brasil recebeu alta no sábado e estava em casa se recuperando bem, segundo familiares e amigos. 

Ainda na nota divulgada, a Academia Piauiense de Letras lamentou o falecimento e ressaltou o legado deixado pelo escritor. 

“O silêncio de Francisco de Assis Almeida Brasil, aos 93 anos, enluta a Academia Piauiense de Letras, onde ele ocupava a Cadeira 36, e representa uma grande perda para o Piauí e a Literatura Brasileira, que ele engrandeceu com o seu gênio literário nas mais de 100 obras escritas e publicadas”, diz a nota da APL, assinada pelo presidente Zózimo Tavares. 

O velório de Assis Brasil acontece a partir de 1h da madrugada desta segunda(29, na funerária Pax União. O sepultamento deve acontecer às 16h, no cemitério Jardim da Ressureição, zona sudeste de Teresina. 

Biografia

Francisco de ASSIS Almeida BRASIL nasceu  na cidade de Parnaíba. É romancista, cronista, crítico literário e jornalista. Também atuou como crítico literário em alguns dos principais jornais e revistas do Brasil. O escritor ocupa a cadeira de número 36 na Academia Piauiense de Letras (APL).

 

Luzilândia - PI
Atualizado às 23h08
25°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 25°
25°

Sensação

13.3 km/h

Vento

71.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Ortoface
Kuriça Construções
Mais lidas
Anúncio