Anuncio
Previdência

Fraude: Luzilândia e outras cidades do PI e MA são alvo de operação da PF

Cerca de 200 agentes da Polícia Federal estão cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão em várias cidades do Piauí e do Maranhão. Há 39 mandados de prisão expedidos.

09/11/2021 11h56
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Com informações do Cidade Verde
97
Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

A cidade de Luzilândia Norte do Piauí, está entres os municípios piauienses que estão sendo alvo da operação da polícia federal. Além do estado do Piauí, a PF também fez buscas e apreensões no estado do Maranhão, o alvo é uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios de aposentadoria por idade rural, mediante a falsificação e o uso de documentos públicos.

A operação foi batizada de “Bússola” e investiga uma organização responsável por viabilizar a concessão de aposentadorias rurais, por meio de fraudes e uso de documentos públicos. Em alguns casos, de acordo com a PF, os benefícios eram concedidos a pessoas fictícias, que existiam apenas no papel. 

A organização investigada já causou prejuízo de mais de R$ 55 milhões aos cofres públicos, em quase 2 mil benefícios fraudulentos.  

Entre os investigados com prisão decretada estão oito servidores do INSS, 17 advogados e 14 intermediários dos Estados do Piauí e Maranhão.

As ações acontecem nos municípios piauienses de Teresina, Luzilândia, Demerval Lobão, e Santo Antônio dos Milagres; e nos municípios maranhenses de Timon, Caxias, Presidente Dutra, Parnarama, Codó, Anapurus e São João do Sóter. 

Em Teresina, pelo menos três advogados foram presos durante os trabalhos na manhã de hoje. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pelo presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí, Marcus Vinicius Nogueira. "A Comissão foi comunicada pela PF e estamos, desde cedo, acompanhando o cumprimento dos mandados que envolvem advogados", destacou. 

Os presos foram levados para a superintendência da Polícia Federal, na Avenida João XXIII, onde serão interrogados. Após o procedimento,  todos serão encaminhados ao sistema prisional e devem ficar à disposição do poder judiciário. 

A Justiça Federal também determinou o bloqueio das contas dos presos e a suspensão do exercício da função pública para os servidores do INSS.

O INSS informou que não daria nenhuma informação, já que a operação é comandada pela PF. 

 

Luzilândia - PI
Atualizado às 20h42
27°
Pancada de chuva Máxima: 34° - Mínima: 25°
28°

Sensação

22.4 km/h

Vento

60%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Ortoface
Kuriça Construções
Mais lidas
Anúncio