Anuncio
NUCA

Luzilândia cria Núcleo para discutir Políticas Públicas para Adolescentes

O I Núcleo de Cidadania do Adolescente – NUCA é formado por adolescentes do município, o núcleo tem por objetivo apoiar os adolescentes no desenvolvimento de políticas públicas.

28/10/2021 12h02Atualizado há 4 semanas
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Da Redação
190

Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Luzilândia, nesta quarta-feira (27), foi lançado o I Núcleo de Cidadania do Adolescente – NUCA. Formado por adolescentes do município, o núcleo tem por objetivo apoiar os adolescentes no desenvolvimento de competências, contribuir para fortalecer sua capacidade de participar nas políticas públicas e promover o engajamento deste público no conjunto de estratégias do Selo Unicef.

O núcleo é formado por 16 adolescentes, com idade entre 12 a 18 anos, sendo oito mulheres e oito homens. De acordo com Ricardo Lopes, mobilizador do NUCA, a escolha foi feita de forma aleatória a partir da divulgação da chamada nas redes sociais da gestão Municipal. “Após a divulgação, os jovens e algumas mães entraram em contato através de mensagens e fizemos o cadastro deles”, explica.

Ricardo explica ainda que o Núcleo tende a ser ampliado para mais jovens a partir de janeiro, com foco agora para a zona rural. “Nós estamos tendo um controle da participação desses jovens, porque existe um trabalho específico a ser feito, mas o Núcleo não é fechado, os jovens que quiserem participar dos debates, do movimento, são super bem vindos. Esses jovens que hoje fazem parte do NUCA vão ter todo um trabalho de mobilização para chamar outros jovens a se juntarem a eles, e a ideia é que todos os anos a gente amplie para a participação de mais jovens”, informa Ricardo. 

Em sua fala a prefeita Fernanda Marques destacou a sua vontade, desde a campanha, de trabalhar políticas públicas para os jovens e adolescentes da cidade. “Preciso contar o apoio de vocês, porque são vocês que vão dizer o que a juventude de Luzilândia mais anseia. Juventude vamos aglomerar, aglomerar ideias, vamos conectar Luzilândia ao futuro, vamos juntar as mão em prol daquilo que nos motiva que é a fé, assim nossa amada Luzilândia será ainda mais forte”, falou Fernanda.

A Prefeita também falou sobre a importância do Selo UNICEF para o município. “O Selo Unicef é importante para estimular o município a otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência”, disse. 

Chiquita, articuladora do NUCA em Luzilândia, explica sobre a vantagem de ter o município participando da edição de 2021 a 2024 do Selo Unicef. Segundo ela, o município recebe uma metodologia com todo o suporte técnico, capacitações para os servidores municipais e monitoramento, que vai estimular e ajudar o município a construir um planejamento de acordo com as prioridades locais, de forma coordenada e intersetorial, com o foco em resultados concretos e positivos que irão melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes luzilandenses. 

“Isto é, o município assume a responsabilidade de garantir um trabalho intersetorial e democrático em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes no município. Proporcionando a realização de ações para o fortalecimento de políticas públicas. E em troca, se o município comprovar que melhorou, o Selo Unicef faz o reconhecimento nacional do município através de uma certificação ao final da edição de 4 anos que ele esteve avaliando o município. Lembrando, que tudo isso é gratuito e voluntário”, explica Chiquita.

  • Luzilândia cria Núcleo para discutir Políticas Públicas para Adolescentes
  • Luzilândia cria Núcleo para discutir Políticas Públicas para Adolescentes
Luzilândia - PI
Atualizado às 19h50
27°
Pancada de chuva Máxima: 34° - Mínima: 25°
28°

Sensação

22 km/h

Vento

59.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Kuriça Construções
Ortoface
Mais lidas
Anúncio