Anuncio
Capacitação

Em Luzilândia Pescadores e piscicultores recebem capacitação em filetagem de peixe

O objetivo do curso é capacitar os produtores a agregar valor ao pescado, por meio de várias técnicas de preparo e processamento do peixe.

08/10/2021 01h45
Por: Edição Paula Andréas
31
Fotos Assessoria da PML
Fotos Assessoria da PML

Piscicultores e Pescadores de Luzilândia participaram na manhã desta quinta-feira (07) da abertura do Curso de filetagem e retirada da espinha  da carne de pescado ofertado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, em parceria com o SEBRAE.  O objetivo do curso é capacitar os produtores a agregar valor ao pescado, por meio de várias técnicas de preparo e processamento para o melhor aproveitamento da carne, fomentando a renda dos produtores e movimentando e economia local.

No curso os participantes aprendem sobre as boas práticas de higiene na manipulação, conservação, processamento e industrialização, destinação dos rejeitos do pescado, bem como noções de análise de custo. As aulas teóricas serão sobre processamento e beneficiamento, abordando temas como, despesca, abate, choque térmico, depuração do peixe, higiene no processamento e diversas formas de aproveitamento do peixe. Já as aulas práticas envolvem técnicas de visceramento e filetagem do peixe entre outras.

Para o secretário de Agricultura, Cristóvão Rodrigues,  a oficina é uma conquista para os produtores de peixe no município, e isso vai proporcionar uma melhor qualidade no tocante a questão da comercialização e um retorno na renda dos pescadores. "Hoje no mercado do município nós ja conseguimos comprar o peixe já limpo sem escama sem víscera e a partir de agora nós teremos o filé do peixe, como também a retirada de espinha do peixe redondo, que a gente chama de tambaqui", destaca Cristóvão. 

O instrutor do curso, Guilherme Sampaio, destacou a importância de iniciativas como essa para valorizar o produto dos piscicultores e também aumentar  suas rendas.