Anuncio
Amostragem

Sílvio Mendes lidera as intenções de voto para governador do Piauí

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado o nome do provável candidato, o governador Wellington Dias (PT) aparece na frente, com 14,76% das intenções de voto.

22/09/2021 00h46
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Meio Norte
43
Pesquisa amostragem divulga dados para governador do Piauí – Foto: Reprodução
Pesquisa amostragem divulga dados para governador do Piauí – Foto: Reprodução

Pesquisa do Instituto Amostragem, divulgada na sexta-feira (17), mostra que o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), lidera as intenções de voto para governador. A pesquisa mostra ainda o crescimento do nome do secretário de Estado da Fazenda e coordenador do ProPiaui, Rafael Fonteles (PT), que aparece tecnicamente empatado com o senador Ciro Nogueira (PP) e supera a deputada federal Iracema Portela.

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado o nome do provável candidato, o governador Wellington Dias (PT) aparece na frente, com 14,76% das intenções de voto. Silvio Mendes e Rafael Fonteles aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro, com 6,15% e 5,01%, respectivamente.

Pesquisa Amostragem mostra as intenções de voto para governador do Piauí em 2022 

O ex-prefeito de Teresina já diz abertamente “estar disponível” para ser candidato a governador e percorre o estado em pré-campanha, enquanto Rafael Fonteles nada disse até agora sobre eventual candidatura. Ciro Nogueira, que já fez até lançamento de pré-candidatura, foi lembrado por apenas 3,69% e Iracema Portela, que também percorre o estado em pré-campanha, foi citada por 0,97% dos entrevistados.

Não sabe ou não quis opinar representa 57,82% dos entrevistados e 7,12% não responderam nenhum nome. Os que disseram votar branco ou nulo somam 1,67%.

RAFAEL É O QUE MAIS CRESCE

Rafael Fonteles cresceu mais de 10 pontos percentuais nas intenções de voto para governador, de fevereiro até setembro. Além disso, enquanto em fevereiro 70,98% dos entrevistados afirmaram não conhecer Fonteles, em setembro, 57,64% afirmaram não conhecer o secretário da Fazenda, conforme mostra o quadro evolutivo das pesquisas do Amostragem.

Em pesquisa realizada em fevereiro, ele apareceu com apenas 3,78% das intenções de voto. Em junho, passou para 8,61% e agora saltou para 13,62%. A pesquisa aponta que, mesmo não sendo um dos menos conhecidos, Rafael apresenta os melhores dados de crescimento, apontando que um maior nível de conhecimento pode melhorar ainda mais seus percentuais de intenção de voto.  Os demais pré-candidatos cresceram menos, se mantiveram estáveis ou caíram.

Amostragem: Sílvio lidera; crescimento de Rafael supera Iracema - Imagem 3

Pesquisa Amostragem mostra as intenções de voto para governador do Piauí em 2022

SÍLVIO APARECE NA FRENTE NA ESTIMULADA

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos prováveis candidatos ao entrevistado, Sílvio Mendes aparece com 22,76% das intenções de voto, Ciro Nogueira tem 15,47% e Rafael Fonteles, 13,62%. A deputada federal Iracema Portela (Progressista) e o empresário João Vicente Claudino (PTB) vêm na sequência, com 10,46% e 10,11%, respectivamente, seguidos de Gessy Fonseca (PSC), com 4,13%.

Amostragem: Sílvio lidera; crescimento de Rafael supera Iracema - Imagem 4

Pesquisa Amostragem mostra as intenções de voto para governador do Piauí em 2022

De acordo com a pesquisa, 12,48% disseram não votar em nenhum desses, 8,79% não sabem ou não quiseram opinar, e 2,2% votariam nulo ou branco. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, com 1.138 entrevistados acima de 16 anos distribuídos em 49 municípios do Piauí.

Contabilizados só os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Sílvio Mendes teria 29,74%, Ciro Nogueira tem 20,21% e Rafael Fonteles 17,8%. Iracema Portela e João Vicente Claudino aparecem com 13,66% e 13,2%, respectivamente; e Gessy Fonseca com 5,4%.

WELLINGTON É O MAIOR LIDER POLÍTICO

O governador Wellington Dias é apontado como o maior líder político do Piauí por 34,62% dos entrevistados na pesquisa do Instituto Amostragem. É mais de cinco vezes os 6,33% que apontaram Ciro Nogueira como maior liderança. Outros 1,85% responderam Lula; 1,41%, Mão Santa; e 0,88%, Silvio Mendes.