Anuncio
Retorno das Aulas

Educação de Luzilândia discute retomada das aulas no segundo semestre

O Presidente do SISMEL afirma que a categoria concorda com o cronograma da Secretaria de Educação, mas acrescenta algumas exigências visando, além da segurança dos alunos, a dos servidores da educação.

23/07/2021 00h56Atualizado há 2 meses
Por: Edição Paula Andréas
702
Foto: Blog Na Mira da Midia
Foto: Blog Na Mira da Midia

Os estudantes de escolas do fundamental e infantil de Luzilândia vão voltar às aulas presenciais, com restrições, ainda no mês de agosto.   É o que prever o Plano de Retomada das aulas de forma Hibrida e Remota da Secretaria Municipal de Educação, discutida na manhã de quarta-feira (21) com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos do município. 

O Ministério Público do Estado do Piauí recomenda a retomada das atividades escolares presenciais, em observância ao Decreto Estadual n 19.429/2021. O decreto vigente no Estado libera as atividades presenciais com 50% da capacidade das turmas e oferecimento do ensino híbrido ou remoto para que pais e responsáveis possam escolher entre os dois. As instituições públicas estão em aulas virtuais desde março de 2020.

No encontro promovido pela Secretária de Educação, com a presença do Vice-prefeito Oliveirinha, representando a Prefeita Fernanda Marques, a Secretária de Educação Laiana Fenelon, a secretária de Saúde Lúcia de Fátima, gestores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, das escolas da sede e comunidades rurais,  foram repassadas orientações para o Plano de Retomada com Aulas Hibridas e Remotas. “As secretarias de educação e saúde estão em parceria  para a organização do plano de retorno, todas as medidas higiênicas e sanitárias serão tomadas para que os alunos retornem às aulas de forma segura, assim como todos os funcionários da educação”, explica a secretária de Educação Laiana Fenelon.

A previsão para o inicio das aulas é dia 09 de agosto, com o funcionamento das escolas durante toda a semana, com carga horaria de 25h/a por turma. Sendo quatro dias com abordagens presenciais e um dia com aulas remotas e para desinfecção da escola. Uma das estratégias que será adotada é a organização com atendimento presencial e remoto, dividindo as turmas em números pares e impares, em rodizio semanal com continuidade de estudos disponibilizados pela escola, através de roteiros de atividades.

“Estamos organizando o plano de retomada as aulas, até porque o MEC já faz essa orientação e o MP também faz essa solicitação. Todas as escolas estão reunindo os pais/responsáveis para que eles decidam se o filho retornará de forma híbrida ou continuará remoto. Essa decisão é exclusivamente da família. Quem se sentir seguro pra retornar híbrido voltará, quem optar por remoto continuará recebendo seu kit”, informa a Secretária.

 Posicionamento do Sismel – Sindicatos dos Professores do município

O SISMEL - Sindicato dos Servidores Municipais da Educação de Luzilândia -se reuniu em assembleia geral na semana passada com a categoria para debater o cronograma enviado pelo município para o retorno das aulas em agosto. O Presidente do Sindicato, Professor Nonato Nunes, informou que a categoria concorda com o cronograma, porém enviaram um documento à Secretaria acrescentando algumas demandas visando, além da segurança dos alunos, a dos servidores da educação, visto que muitos apresentam comorbidades, que os tornam mais vulneráveis à covid-19. Entre as exigências está a medição da temperatura dos alunos na entrada das escolas, álcool em gel disponíveis, funcionários todos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), salas ventiladas adequadamente e que os professores tomem a segunda dose, respeitando o prazo mínimo estabelecido para que a vacina faça efeito nos organismo.

População dividida

Nas redes sociais do [email protected], o retorno definitivo as aulas presenciais não é consenso. Alguns leitores manifestam preocupação com contágio uma vez que nem todos os profissionais da educação tomaram a segunda dose e os alunos ainda não estão incluídos no Plano Nacional de Imunização. Em Enquete feita no Instagram do @clicaluzilandiaeregião, 72% dos 467 votantes, opinaram pelo NÃO retorno das atividades presenciais nas escolas do município. 

 

Com algumas informações do Blog Luzilandia na Midia

Luzilândia - PI
Atualizado às 06h30
26°
Pancada de chuva Máxima: 37° - Mínima: 25°
28°

Sensação

18.1 km/h

Vento

80.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Kuriça Construções
Ortoface
Mais lidas
Anúncio