Anuncio
Vacina Vencida

Sesapi e FMS garantem que no Piauí não foram aplicadas vacinas vencidas

Hoje, reportagem publicada na Folha de São Paulo revela que 252 doses vencidas da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas no Estado.

02/07/2021 20h54
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Cidade Verde
21
Secretário Estadual de saúde/ Fotos: Roberta Aline
Secretário Estadual de saúde/ Fotos: Roberta Aline

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgaram nota na tarde desta sexta-feira (2) reafirmando que o Piauí e Teresina não aplicaram vacinas contra a covid-19 com data de validade vencida.

Hoje,  reportagem publicada na Folha de São Paulo revela que 252 doses vencidas da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas no Estado. Os dados foram obtidos em registros oficiais do Ministério da Saúde [DataSUS e Sage] a partir do número do lote das vacinas.

Em comunicado, a Fundação Municipal de Saúde garante que nenhum dose aplicada nos teresinenses estava vencida.

Leia nota: 

A Fundação Municipal de Saúde informa  que em Teresina nenhuma dose de vacina foi aplicada com prazo de validade vencida.A FMS confere o prazo de validade de todos os imunizante recebidos e realiza a aplicação conforme as orientações do fabricante. Em todos os frascos dos imunizantes constam os prazos de vencimento da vacina.


A Secretaria Estadual de Saúde também garantiu que todos os lotes recebidos estavam com data dentro da validade. 

Leia comunicado: 

A Secretaria de Estado da Saúde informa que todos os lotes de vacinas enviados pelo Ministério da SaÚde ao estado do Piauí estão dentro do prazo de validade. As caixas contêm nota técnica com informações sobre  a data de validade dos imunizantes encaminhados, assim como em todos os frascos constam os prazos de vencimento. 

A Sesapi esclarece ainda que antes da distribuição para as Regionais de Saúde, a Coordenação de Imunização verifica além do prazo de validade, a temperatura de acondicionamento dos imunizantes, que vêm sendo aplicados dentro do prazo de validade apresentados em documentos oficiais do Ministério da Saúde.

Ayla Calixto, gerente de Ações Estratégicas da Fundação Municipal de Saúde, informou ao portal Cidadeverde.com que a Fundação checou todos os lotes citados na matéria e não há aplicação de doses vencidas.

“Já verificamos e nenhuma pessoa em Teresina tomou a vacina fora do prazo de validade. Creio que pode ter ocorrido erros nos cadastros após a aplicação”, disse.

Sobre o Posto de Vacinação no Areolino de Abreu, ela informou que todos os pacientes foram vacinados lá e por isso há registros no próprio hospital.

A secretária Municipal de Lagoa de São Francisco, Cristiana Rodrigues, falou agora há pouco ao portal e disse que iria checar os lotes para verificar a denúncia publicada na Folha de S. Paulo, que Lagoa de São Francisco teria aplicado 36 doses vencidas. 

“Vamos checar dose por dose”, disse. 

De acordo com o levantamento da Folha, na cidade, dois postos teriam aplicado imunizante com data de validade vencida. 

Cristiana Rodrigues disse ainda que o município recebeu 4.102 doses das três vacinas – Coronavac, AstraZeneca e Pfizer – e aplicou 3.974 doses.   

 

Luzilândia - PI
Atualizado às 06h13
22°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 22°
22°

Sensação

9.2 km/h

Vento

81.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Kuriça Construções
Ortoface
Mais lidas
Fonoaudiologa Vivianne
Anúncio