Anuncio
Meio Ambiente

Em entrevista, Secretário de meio Ambiente de Luzilândia fala das ações de sua pasta

O Secretário de Meio Ambiente, João Batista de Araújo Filho, concedeu uma entrevista ao Clica Luzilândia e falou sobre sua pasta, dificuldades e perspectivas de ações futuras.

06/06/2021 08h42Atualizado há 1 semana
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Da Redação
130
Revitalização dos canteiros das Avenidas. Ação do Dia do Meio Ambiente da PML.
Revitalização dos canteiros das Avenidas. Ação do Dia do Meio Ambiente da PML.

A primeira semana de Junho é dedicada ao meio ambiente em muitas cidades do mundo, devido o 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste período as gestões municipais, ONGs e militantes da causa ambiental aproveitam para conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza. Em Luzilândia algumas ações foram pensadas pela Prefeitura Municipal através de suas secretarias de Educação e Meio Ambiente. O Secretário de Meio Ambiente, João Batista de Araújo Filho, concedeu uma entrevista ao Clica Luzilândia e falou sobre sua pasta, dificuldades e perspectivas de ações futuras.  

A Secretaria de Meio Ambiente tem um papel fundamental na construção de ações e desenvolvimento de políticas públicas ambientais. João Batista, mais conhecido como Batistinha, é formado em pedagogia, e como experiência em gestão, coordenou o setor de Cadastramento Rural em Luzilândia. Ele recebeu a Pasta ambiental há dois meses e com ela a missão de coordenar a formulação, execução, avaliação e atualização da Política Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Veja a entrevista 

Ao aceitar a Pasta do Meio ambiente, historicamente sempre colocada de lado em detrimento as demais, você encarou como um desafio?

Então, essa pauta ambiental nunca foi muito valorizada, dada a visibilidade que de fato é necessária não só aqui no âmbito municipal, mas para existência humana, então sim, com certeza é um grande desafio.

- Qual a maior dificuldade em está à frente da Pasta?

Hoje, vejo como a maior dificuldade a conscientização da população. A meu ver o cuidado ambiental é algo sério, como uma obrigação nossa para com a vida, porque preservar o meio ambiente é preservar a vida, pensar num ambiente futuro melhor para as nossas futuras gerações.

- O que é competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Luzilândia?

 Bom, a competência abrange muito, mas objetivamente falando, tratar da questão de conscientização referente ao lixo, aos animais, preservação dos nossos recursos naturais... Desde janeiro, a gestão da nossa prefeita Fernanda Marques vem priorizando a limpeza da cidade, arborização, revitalização das Praças, passeios públicos e Igarapé, além de outras ações importantes que estão sendo pensadas e outras que poderão ser construídas nestes quatro anos.

- O que já está sendo feito pensando na pauta do Meio Ambiente no município?

Inicialmente, sempre foi uma das prioridades da gestão atual a retomada das belezas de Luzilândia. Estamos bem à frente na questão de preservar o meio ambiente, tirando o lixo das ruas do município, limpando as margens do rio, do igarapé, foi feita também uma limpeza no lixão que estava abandonado. E ainda, recolhimento semanal do lixo residencial. Também a plantação de novas árvores no município.

- A gestão Municipal está sensível à causa dos animais, pauta do meio ambiente, e vem dialogando com grupos que atuam na causa, já está sendo pensado uma política pública para a proteção e bem estar dos animais?

Sim, com certeza. A  gestão vem priorizando a questão ambiental, está nos dando (a secretaria) toda liberdade para tratarmos essa e outras tantas questões. Desta forma, estamos pensando em formas de resguardar, principalmente, os animais de rua, abandonados. Inclusive, gostaria, primeiramente de parabenizar  os grupos de proteção a causa dos animais pela contribuição referente a isso, e de deixar feito aqui um convite a eles e a quem mais se interessar em ajudar com ideias paras questões animais. Estamos abertos e dispostos a diálogos e a nos dedicar para fazer o melhor.

- Como Secretario de Meio Ambiente, qual recado você quer deixar a população  referente a pauta ambiental?

O recado que gostaria de deixar, é que a população veja a preservação do meio ambiente com prioridade, como priorizamos o cuidado com a nossa casa, pois o meio ambiente é a nossa primeira casa, sem preserva-lo, estamos deixando de preservar a nossa casa, a nossa existência. Que comecem pelo pequeno, não jogando lixo nas ruas, colocando alimento para um animalzinho de rua, etc. Pois a pequena ação feita por uma pessoa somada a pequena ação de tantas outras, será o “muito” para fazer a diferença no meio ambiente, na vida, no mundo.

 

  • Em entrevista, Secretário de meio Ambiente de Luzilândia fala das ações de sua pasta
  • Em entrevista, Secretário de meio Ambiente de Luzilândia fala das ações de sua pasta
  • Em entrevista, Secretário de meio Ambiente de Luzilândia fala das ações de sua pasta
  • Em entrevista, Secretário de meio Ambiente de Luzilândia fala das ações de sua pasta
Luzilândia - PI
Atualizado às 16h53
32°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
35°

Sensação

16.7 km/h

Vento

53.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Kuriça Construções
Ortoface
Mais lidas
Fonoaudiologa Vivianne
Vidália Nutricionista
Anúncio