Anuncio
Variante

Cepa indiana: Madeiro volta a instalar barreiras sanitárias para monitorar variante

Piauí amplia barreiras em divisas e já monitora mais de 10 cidades.

30/05/2021 03h01Atualizado há 2 semanas
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Com informções do Cidade Verde
74

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e algumas prefeituras do Piauí já iniciaram a articulação das barreiras sanitárias. Na região do baixo Parnaíba, a cidade do Madeiro deu exemplo e é uma das dez cidades do Estado a primeiro instalar as barreiras. A ação busca monitorar a possível circulação da cepa indiana do novo coronavírus, já detectada no Maranhão.

Madeiro essa semana, apresentou boletim epidemiológico com zero para o número de pessoas com vírus ativo. As barreiras foram instaladas em dois pontos: Na entrada da cidade, para quem vem de Santa Quitéria  e na zona rural, a localidade Sussuapara, também divisa a cidade de Santa Quitéria

Além do município outras nove cidades  começaram as barreiras, entre elas Joaquim Pires, também cidade da região, as outras cidades são: Teresina, Murici dos Portelas, Joaquim Pires, Ilha Grande, Campo Largo do Piauí, Floriano, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba, União e Miguel Alves. O Estado também iniciou a fiscalização de algumas divisas com o Ceará.

Na terça (25), a Sesapi anunciou que iria intensificar as barreiras sanitárias em Teresina e 25 municípios com divisa no Maranhão. As barreiras nas demais cidades selecionadas serão implementadas no decorrer dos próximos dias. 

“Algumas barreiras já estão sendo instaladas, mas isso depende de cada município. Os municípios precisam montar as barreiras; a gente entra com o apoio para a equipe trabalhar. Também aguardamos resolução da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para fortalecer a questão de aeroportos e da nota técnica elaborada juntamente com a Vigilância [Sanitária].  É um processo gradativo e lento, que a gente também precisa de determinações do Ministério [da Saúde]”, comenta Dilia Falcão, coordenadora do Programa Busca Ativa, que está em viagem pelos municípios.

De acordo com a Sesapi, além de Teresina, “as 25 barreiras que serão reforçadas estão localizadas nos municípios de Ilha Grande; Parnaíba; Gilbués; Santa Filomena; Ribeiro Gonçalves; Uruçuí; Antônio Almeida; Porto Alegre do Piauí; Guadalupe; Jerumenha; Floriano; Amarante; Palmeirais; Nazária; União; Miguel Alves; Porto; Campo Largo do Piauí; Matias Olímpio; Madeiro; Joca Marques; Luzilândia; Joaquim Pires; Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes”. 

MadeiroMadeiro - PI O município de Madeiro foi emancipado a partir do desmembramento do município de Luzilândia em 14 de Dezembro de 1995, através do Decreto Nº. 4810/95. Sua população estimada em 2020 é de 8.342 pessoas. O prefeito da cidade eleito em 2020 é José de Ribamar de Araújo Filho e o vice prefeito Pedro Filho.
Luzilândia - PI
Atualizado às 15h19
32°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
33°

Sensação

16.3 km/h

Vento

41.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Ortoface
Kuriça Construções
Mais lidas
Fonoaudiologa Vivianne
Vidália Nutricionista
Anúncio