Anuncio
Meio Ambiente

Prefeita Fernanda Marques se reúne com protetores de animais em Luzilândia para discutir ações conjuntas

O Grupo Amigos de Quatro Patas falou sobre as ações que já estão sendo feitas e as dificuldades enfrentadas pelo grupo, que poderiam ser amenizadas com o apoio da gestão pública.

29/04/2021 01h45Atualizado há 1 semana
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Redação
190
Reunião entre Prefeita e os Amigos de Quatro Patas
Reunião entre Prefeita e os Amigos de Quatro Patas

Uma comissão do Projeto Amigos de Quatro Patas se reuniu na manhã desta quarta-feira (27) com a Prefeita de Luzilândia, Fernanda Marques, para discutir ações voltadas à proteção e cuidados com os animais em estado de rua. A comissão colocou para a gestora as ações que já estão sendo feitas em prol dos animais em situação de rua e as dificuldades enfrentadas pelo grupo, que poderiam ser amenizadas com o apoio da gestão pública.

O número de animais em situação de rua hoje em Luzilândia é incontável, muitos deles tinham um tutor, mas foram abandonados ao apresentarem algum problema de saúde, ou simplesmente por não serem mais de interesse de seus antigos donos, outros já nascem nas ruas e ali sobrevivem como podem. As pessoas do Projeto Amigo de Quatro Patas se uniram para amenizar o sofrimento desses animais alimentando-os e cuidando com medicação e atenção sempre que possível.

O grupo não é ONG, e sobrevive de doações para custear a alimentação, que são colocados em comedouros instalados pelo próprio grupo, e os remédios utilizados. “Unir pessoas para as ações nos dá forças, mas algumas dificuldades nos impõem limitações e nos faz necessitar do poder público, que tem por obrigação também, por lei, de implementar políticas públicas que resguarde esses animais”, afirma uma das integrantes do grupo.

A reunião com a Prefeita Fernanda Marques é a reafirmação de um compromisso assinado pela então candidata ainda na campanha 2020, quando o grupo se reuniu com todos os candidatos para pautar a causa. “Foi um compromisso assumido em meu plano de Governo e que vamos começar a colocar em prática. Primeiro ouvindo o grupo, que já desenvolve um importante trabalho na cidade, para pensarmos juntos e colocarmos em prática ações conjuntas de proteção aos animais”, destacou a prefeita.

 A Comissão entregou a Prefeita um documento com sugestões de ações que visem o bem estar e soluções para os problemas apresentado pelo grupo. São algumas delas:

• Inserir na Secretaria de Meio Ambiente uma coordenação exclusiva para debater o Bem-Estar e Proteção Animal, estabelecendo parcerias com Centro de Controle de Zoonoses em apoio a cães, gatos e outros animais em situação de risco.

- Através dessa coordenação, criar campanhas de conscientização, oferecer um local para descartes de animais mortos, criação de um programa que promova a vacinação e castração dos animais de rua e animais das famílias carentes. 

• Estabelecer parcerias com os grupos que tratam a causa animal, auxiliando esses em suas dificuldades e discutindo juntos políticas e/ou ações que busquem o bem-estar desses animais.  

• Ter em seu quadro de funcionários um veterinário disponível para a comunidade de forma gratuita, também para atender os animais de rua.

• Propor para ao Legislativo políticas que torne mais dura as punições para combater os maus tratos, de forma que viabilize a fiscalização por parte dos órgãos competentes para que possam intervir, quando necessário, nessas situações de maus tratos.

Luzilândia - PI
Atualizado às 03h59
25°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 25°
25°

Sensação

9.9 km/h

Vento

93.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Kuriça Construções
Ortoface
Mais lidas
Maura Joias e Acessórios
Vidália Nutricionista
Anúncio