Anuncio
As aguas baixaram

Rio Parnaíba em Luzilândia volta a apresentar nível normal

Luzilândia foi destaque na Mídia Nacional na última quarta-feira devido a cheia do Rio Parnaíba, que apresentou nível acima da cota de alerta.

03/03/2021 19h02Atualizado há 2 meses
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Da Redação
188
Foto da Barragem do Igarapé
Foto da Barragem do Igarapé
Matéria atualizada às 8h40
 
De acordo com o boletim emitido pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba neste sábado (06) em Luzilândia o nível do Parnaíba encontra-se no em situação de normalidade. O nível registrado hoje, às 05:30h, a é cota de 3,82m. A previsão é que o nível diminua nas próximas 12 horas e chegue a 3,68 m.
 
Na cidade de Esperantina o rio Longá está em processo de recessão com uma diminuição do nível nas últimas 24 horas de 30 cm. A cota atual é de 5,79 m (39 cm acima da cota de atenção). A previsão das próximas 8 horas é que o nível fique em torno de 5,68 m.
 
A Chesf continua a liberar na Barragem de Boa Esperança vazões no patamar de 670 m³/s.
 
Na última quarta-feira (02) Luzilândia foi destaque na Mídia Nacional hoje devido a cheia do Rio Parnaíba, que apresentou, nesta quarta (3), nível acima da cota de alerta. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, reuniu-se, nesta quarta-feira (3), com técnicos da diretoria de Recursos Hídricos e com o setor de transporte da Semar para alinhar a operação de monitoramento do nível das águas nos rios e barragens no estado, até que finde o período chuvoso corrente.
O rio Marathoan, em Barras, e o rio Parnaíba, na cidade de Luzilândia, apresentaram, nesta quarta (3), níveis acima da cota de alerta. O rio Longá, em Esperantina, também apresentou nível acima da cota de alerta, mas, devido ao menor volume precipitado nas últimas 24h, o rio já iniciou a diminuição no nível. Técnicos da Semar devem visitar a barragem de Piracuruca e os rios de Esperantina, Barras e Luzilândia nesta quinta-feira (4).
As informações são do Site Cidade Verde.

“Após essa vistoria serão dados os próximos encaminhamentos em relação à evolução das condições do rio, bem com o planejamento de ações de salvaguarda das populações ribeirinhas”, pontua Sádia Castro. A secretária afirma ainda que espera-se um impacto moderado para a população. “Estamos trabalhando em parceria com a Defesa Civil, CPRM e Dnocs. Trabalharemos as ações de proteção e defesa civil recomendadas e, também, caso necessário, deixaremos de sobreaviso as equipes municipais”, finaliza a gestora.

Luzilândia - PI
Atualizado às 23h02
26°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 24°
28°

Sensação

8.1 km/h

Vento

91.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Ortoface
Kuriça Construções
Mais lidas
Vidália Nutricionista
Maura Joias e Acessórios
Anúncio