Anuncio
Perigo dos raios

Quatro pessoas já morreram no Piauí vítimas de raios em 2021

Pai e filho morrem e dois ficam feridos após serem atingidos por raio. Uma criança e um idoso também foram vítimas de raios no Piauí.

25/02/2021 17h09
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Cidade Verde
89

Dois homens, pai e filho, morreram após serem atingidos por um raio na tarde desta quarta-feira (24) no município de Francisco Ayres, distante cerca de 200 km de Teresina. As vítimas foram identificadas como Gentil de Souza Lima, de 67 anos, e Lourismar de Sousa Lima, de 36 anos, e estavam trabalhando em uma plantação na zona rural do município, quando tentaram se abrigar embaixo de uma árvore durante a chuva e foram atingidos pela descarga elétrica. 

De acordo com testemunhas, outros dois homens, da mesma família, também estavam no local e foram atingidos pelo raio. Eles receberam atendimento médico e não sofreram ferimentos mais graves.
 
Esse é o segundo caso de morte por descargas atmosféricas em menos de uma semana no estado do Piauí.  Na última segunda-feira, uma criança de apenas oito anos de idade também morreu ao ser atingida por um raio no município de Santo Antônio dos Milagres, distante cerca de 120 Km da capital. O episódio aconteceu por volta das 17h, durante o início de uma chuva na região.  De acordo com testemunhas, ele estava brincando com outras crianças em um campo de futebol quando foi atingido pelo raio, que caiu no início da chuva. 

No dia 27 de janeiro, um lavrador de 40 anos também morreu atingindo por um raio, durante a chuva que caiu na cidade de União.  Francisco das Chagas Rodrigues dos Santos chegou a ser socorrido por familiares, levado ao hospital municipal de União, mas não resistiu à forte descarga elétrica. A vítima estava em casa com a esposa quando sofreu a forte descarga elétrica. A casa da família está localizada na zona rural de União, na localidade de Baixa Grande. 

O tenente-coronel José Veloso, diretor de engenharia do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, orienta sobre os cuidados necessários nessas ocorrências, apesar do raio ser um fenômeno aleatório.

“O raio é um fenômeno aleatório que guarda um poder destrutivo muito grande. O fato de ser aleatório precisa de muita cautela porque não existe 100% de segurança, por mais que a gente mantenha algumas orientações, como ficar afastado de cercas metálicas e das instalações elétricas das residências. Você pode até usar o celular, desde que ele não esteja ligado à rede elétrica. Ficar afastado de postes, de árvores, enfim, de qualquer estrutura com fonte de decida (dessa descarga)". 

O tenente-coronel simplifica a explicação: “o raio é uma energia que fica na nuvem e essa energia vai procurar o menor caminho para atingir o solo para descarregar essa nuvem. Quando a gente diz dessa forma, uma pessoa no meio de um campo aberto ela é o menor caminho, se está próxima de uma árvore ela é o menor caminho. Em casa, de preferência, desligue equipamentos elétricos justamente para manter essa segurança”. Confira mais informações no vídeo acima. 

Saiba como se proteger de raios:

- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos ;

- Evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica.

Luzilândia - PI
Atualizado às 23h02
26°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 24°
28°

Sensação

8.1 km/h

Vento

91.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ouvidoria da PML
Municípios
Sabóia Clínica Popular
Últimas notícias
Ortoface
Kuriça Construções
Mais lidas
Vidália Nutricionista
Maura Joias e Acessórios
Anúncio