Anuncio
Eleições nos EUA

Twitter bloqueia conta de Trump e ameaça bani-lo definitivamente caso presidente 'manipule processos cívicos'

Facebook e YouTube também excluíram conteúdo postado pelo presidente; mais cedo, ele disse que invasores são 'grandes patriotas', 'muito especiais' e que 'os ama'

07/01/2021 01h53
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: O Globo
41

Algumas das principais plataformas de mídia digital tomaram medidas inéditas para restringir a circulação de vídeos e mensagens publicados por Donald Trump com teor favorável aos invasores do Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira, apagando conteúdo produzido pelo presidente. À noite, o Twitter, rede social preferida de Trump, o baniu por 12 horas, até ele excluir por conta própria conteúdo considerado de incitação à violência.

 

Ao longo de todo o dia, Trump emitiu mensagens simpáticas aos manifestantes. Mesmo quando gravou um vídeo os pedindo para irem para casa, disse que “os amava” e eles eram “muito especiais”.

À noite, Trump disse em um tuíte: “Estas são as coisas e eventos que acontecem quando uma vitória eleitoral esmagadora e sagrada é e cruelmente, sem cerimônia alguma, retirada de grandes patriotas que foram mal e injustamente tratados por tanto tempo. Vá para casa com amor e em paz. Lembre-se deste dia para sempre!“.

Inicialmente, o Twitter restringiu as interações com as mensagens rotuladas como incitadoras da violência, impedindo que fossem retransmitidas ou tivessem respostas.

Mais tarde, a rede social simplesmente apagou a mensagem de Trump, somando ao todo três exclusões. Pouco depois, a rede social o proibiu de postar por 12 horas.

Em uma série de mensagens, o Twitter disse que Trump, ao contrário do público, ainda pode ter acesso às mensagens. Para voltar a poder postar em sua conta, no entanto, ele precisa deletá-las, ou então permanecerá banido. Caso Trump volte a postar conteúdo considerado de incitação à violência, o Twitter disse que o banirá definitivamente.

"Como resultado da situação violenta sem precedentes e contínua em Washington, exigimos a remoção de três tuítes que foram postados hoje por violações repetidas e graves de nossa política de integridade cívica. Você não pode usar os serviços do Twitter com a finalidade de manipular ou interferir em eleições ou outros processos cívicos. Por isso, ficará bloqueado por 12 horas até a remoção desses tuítes. Se os tuítes não forem removidos, a conta permanecerá bloqueada. Futuras violações das regras do Twitter, incluindo nossas políticas de Integridade Cívica ou Ameaças Violentas, resultarão na suspensão permanente do serviço", disse o Twitter, em uma série de mensagens.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 09h04
29°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
31°

Sensação

20.2 km/h

Vento

61.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Queimadas
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica