Anuncio
Feminicídio

Piauí: 24 feminicídios foram registrados este ano; 83% dos casos no interior

Os dados são referentes até 21 de dezembro.

29/12/2020 08h56
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Cidade Verde e Estadão Conteúdo
85

Feminicídios em todo o país na semana do Natal, incluindo o assassinato de uma juíza no Rio de Janeiro, chamaram a atenção para ações de combate desse tipo de crime. No Piauí, somente em 2020, foram registrados 24 casos, sendo 20 no interior do estado, o que representa 83%. Os dados são referentes até 21 de dezembro. 

A delegada Eugênia Villa cita que são desenvolvidas uma série de ações para evitar feminicídios e reforça a necessidade de fomentar a estrutura de proteção de mulheres no interior do estado. 

"Não apenas a cargo da Secretaria de Segurança. Em Teresina, nós reduzimos e tivemos apenas quatro casos. Graças a Deus e a um trabalho que é feito para além do sistema de Justiça criminal como a coordenadoria estadual, a secretaria municipal, uma organização social. Se no interior estamos tendo aumento, é preciso fomentar a estrutura de proteção de mulheres no interior para além do sistema de Justiça criminal. Precisamos chegar antes da polícia para evitarmos o feminicídio", avalia a delegada que relata que os femicídios têm uma linguagem simbólica e são marcados pela crueldade. 

Magistrada

A juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), foi assassinada a facadas, vítima de feminicídio, na tarde desta quinta-feira, 24, na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense. O ex-marido da juíza, Paulo José Arronenzi, de 52 anos, foi preso em flagrante como autor do crime, segundo informações da Polícia Civil. Ela estaria com as três filhas pequenas do casal que presenciaram o crime. 

Testemunhas ainda pediram socorro aos guardas municipais do 2º SubGrupamento de Operações de Praia, que estavam na base ao lado do Bosque da Barra, próximo ao local do crime. Os agentes encontraram a juíza desacordada, caída ao chão, em frente ao Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Avenida das Américas, uma das principais vias do bairro. Apontado por testemunhas como autor do crime, Paulo Arronenzi foi preso pelos guardas municipais sem mostrar resistência.

Policiais do 31º Batalhão da Polícia Militar, do Recreio dos Bandeirantes, e agentes do Corpo de Bombeiros também foram acionados, mas já encontraram Viviane morta no local do crime.

A Delegacia de Homicídios investiga as circunstâncias do assassinato. Paulo Arronenzi chegou a ser levado pelos guardas municipais à delegacia, na Barra, mas precisou ser socorrido no Hospital Municipal Lourenço Jorge por causa de um corte na mão. O acusado foi atendido e liberado pelos médicos, sendo reconduzido por policiais militares à delegacia.

Cidade Verde e Estadão Conteúdo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 09h14
29°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
31°

Sensação

20.2 km/h

Vento

61.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Queimadas
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica