Anuncio
Fraude

Polícia Federal cumpre mandado em Luzilândia contra golpes no INSS

Dentre os investigados está um servidor do INSS no Piauí que atua diretamente na concessão dos benefícios.

21/09/2020 10h23Atualizado há 1 mês
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Com informações do Cidade Verde
1.485
Foto: Polícia Federal
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (21), a Operação Urbsluzia com o objetivo de cumprir 08 mandados de busca e apreensão referentes a atuação de um grupo responsável pela concessão ilegal de benefícios previdenciários nos estados do Piauí e Maranhão.

Dentre os investigados está um servidor do INSS no Piauí que atua diretamente na concessão dos benefícios.

Conforme a PF, foram mobilizados 40 policiais federais de Parnaíba, Teresina e do Maranhão. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de São Luís, no Maranhão. As diligências ocorrem simultaneamente nos municípios de Luzilândia (PI), Mata Roma (MA) e Tutóia (MA).

As investigações apontam a atuação de um grupo responsável pela concessão ilegal de diversos benefícios de pensão por morte e auxílios-maternidade. Segundo a PF, o grupo já causou um prejuízo de R$ 1,8 milhões aos cofres públicos, com a suspensão dos pagamentos indevidos que seriam homologados o valor sobe para R$ 4,2 milhões.

A fraude consiste na inserção de dados fictícios em processos montados a partir de falsos beneficiários alocados por familiares do técnico do seguro social. O grupo conta ainda com o apoio de um policial militar para dar segurança no momento dos saques dos valores retroativos.

O crime somente era possível graças à participação de um  servidor do INSS que atua na concessão de benefícios. A fraude consiste em inserção de dados fictícios em processos montados a partir de falsos beneficiários cooptados por familiares do técnico do seguro social.

O grupo também conta com apoio de um policial militar para dar segurança no momento dos saques dos valores retroativos, em sua maioria grandes somas em espécie retiradas na rede bancária.

O nome da Operação, "Urbsluzia" faz alusão ao município onde eram cooptados os pretensos beneficiários em nome dos quais eram implementados os benefícios fraudulentos.

 

Aguarde mais informações

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 04h39
25°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 25°
25°

Sensação

16.3 km/h

Vento

83.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Queimadas
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica