Anuncio
Pandemia o Piauí

Isolamento social evitou a morte de 3.500 piauienses na pandemia, revela matemático

O cálculo é do matemático Jeferson Leite, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

31/07/2020 23h26
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Cidade Verde
24
Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com
Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

As medidas de isolamento social adotadas no Piauí evitaram, pelo menos, 3.500 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia. O cálculo é do matemático Jeferson Leite, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que acompanha e faz a análise dos dados para a Prefeitura de Teresina e para o governo do Estado. 

De acordo com o especialista, através da análise dos modelos matemáticos, é possível fazer a projeção de diversos cenários que podem acontecer no decorrer do enfrentamento da doença. Os números são utilizados pelo poder público para balizar as ações de combate à pandemia.

No caso do Piauí, sem o isolamento social, o número de mortes, que hoje é 1.329, poderia ser superior a 5 mil. "Esses cálculos servem para que os gestores tomem as devidas providências e os devidos cuidados na hora de tomar decisões, como as relacionadas ao processo de reabertura", explica. 

Durante os últimos meses, o Estado do Piauí e a capital Teresina figuraram entre as primeiras posições do índice de isolamento social no Brasil. De acordo com Jeferson Leite, a média de isolamento no Estado é de aproximadamente 47%, durante os meses de pandemia. 

Nas última semanas, o Piauí começou a passar pelas etapas do processo de reabertura organizada das atividades econômicas. Mais pessoas nas ruas, potencializa o risco de diminuição do isolamento social, o que acende um sinal de alerta para as autoridades de saúde. 

O médico José Noronha, diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE), ressalta que o isolamento social ainda é a medida mais efetiva para o controle da pandemia enquanto os estudos sobre uma vacina para a Covid-19 não são concluídos. Ele alerta que o processo de reabertura econômica deve ser realizado com cautela, para evitar um novo aumento no número de casos. 

"Se as pessoas, durante o processo de reabertura, não obedecerem todas as recomendações, elas podem colocar tudo que a gente está fazendo a perder", alerta o médico. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Durante o processo de retomada econômico e reabertura de atividades, a maior preocupação diz respeito a possibilidade de um aumento desordenado do número de casos de contaminação pelo novo coronavírus. "Precisamos da colaboração da população. Se a gente começa a abrir setores de forma desordenada, é óbvio que os casos da doença vão aumentar. A população precisa colaborar com as autoridades para que essa reabertura aconteça sem prejuízos", reforça José Noronha. 

Até o momento, de acordo com o Painel Epidemiológico da Secretaria de Saúde, o Piauí registra 51.477  casos confirmados e 1.329 mortes por complicações causadas pela Covid-19. Ainda de acordo com a Sesapi, 220 dos 224 municípios piauienses já registram casos de infecção pelo novo coronavírus. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 02h04
23°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
23°

Sensação

9.3 km/h

Vento

71.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica