Anuncio
Cultura Junina

Gueguel: Conheça o luzilandense que há 20 anos anos anima quadrilhas e acumula títulos

É ele que harmoniza os passos com a música na base do gogó, a única ferramenta que ele tem para animar, fazer uma espécie de abre alas e guiar a quadrilha.

30/07/2020 11h19
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Da redação
257

O marcador é uma figura essencial nas quadrilhas das festas juninas, é ele que harmoniza os passos com a música na base do gogó, a única ferramenta que ele tem para animar, fazer uma espécie de abre alas e guiar a quadrilha. Em Luzilândia, uma figura muito conhecida dessa arte é Francisco Vieira, o Gueguel, como é mais conhecido, que há 20 anos se dedica a arte da marcação.

Gueguel tem 32 anos de idade,  20 anos desses dedicado a animação de quadrilhas. Ele começou no ano de 2000 na Quadrilha “Maluquinhos” da Unidade Escolar João José Filho e desde então já passou por outras várias, inclusive em cidades vizinhas, onde é convidado a marcar os passos. 

O luzilandense trabalha no serviço geral da Escolinha Disneylândia durante todo o ano. Como animador, o seu ganho é pouco, mas ele leva muito a sério a função que exerce nas quadrilhas juninas, tanto que acumula títulos. “Já ganhei também vários troféus de melhor marcador, como o de melhor do baixo Parnaíba, da região, e em outras cidades que passei me apresentando também ganhei troféus”, conta.

Tanta dedicação lhe rendeu em 2019 reconhecimento e uma conquista pessoal. Ele conseguiu realizar seu grande sonho e participar em Outubro do III Encontro Nacional de Marcadores de Quadrilha, evento que reuniu os melhores do Brasil em Salvador – BA para momentos de troca de experiências, oficinas e homenagens. Gueguel foi convidado pela organização do evento e usou suas redes sociais para pedir ajuda, e após muitos apelos e vários obstáculos vencidos, ele conseguiu apoiadores que o ajudaram com as despesas.

Fotos: Ciranda da Mídia

Em postagem em sua rede social, ele agradece os apoios recebidos e a todos que ajudaram a construir sua história. 

"Hoje é dia de agradecer. Agradeço aos grupos que fiz parte nessa trajetória da minha vida , por experiências que ganhei ,amizades que fiz , conquistas que ganhei,  tudo isso em nome de um bom trabalho feito com muito amor e dedicação a esse mundo maravilhoso que é o São João. Só tenho que agradecer a todos que fizeram parte junto comigo dessa história que hoje faz 20 anos. Agradeço as cidades que também fizeram parte disso : Luzilândia , Madeiro, Joca Marques  , Joaquim Pires São João do Arraial,  muito obrigada por tudo. ....#fogareu fogo na palha e fogaréu na palha e ao convite Danis por fazer parte da amor Nordestino e a Ivone pelo convite da Noda junina. E a quadrilha arrastá pé... que atualmente faço porte  E o maior reconhecimento dado a tudo isso foi fazer  parte do maior encontro de marcadores juninos  do Brasil, realizado em Salvador na Bahia, agradeço a todos que colaboraram para que eu pudesse viver essa experiência. Por isso meu muito obrigado. Que venha mais 20 anos, porque eu amo ser Marcador de Quadrilha!"

Foto: Eduardo Garcês Foto: Eduardo Garcês

oto: Eduardo Garcês
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 07h11
27°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
29°

Sensação

22.7 km/h

Vento

69.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica