Anuncio
Auxilio Cultural

Vereadores promovem reunião entre Secretaria de Cultura e classe para discutir a Lei Aldir Blanc

Vereadores, Secretário de Cultura e representantes dos artistas debateram a aplicabilidade do recurso.

13/07/2020 21h47Atualizado há 3 semanas
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Da Redação
752

Atualizada 17/07

A Câmara Municipal de Luzilândia realizou uma reunião extraordinária no ultimo dia 15, com representantes da classe de artistas de Luzilândia e membros Secretaria de Cultura do município para discutir o uso do recurso federal, da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A reunião foi marcada após a entrega de um Manifesto escrito por artistas e produtores culturais de Luzilândia pedindo, entre outras coisas, a participação da classe nas comissões para as tomadas de decisões e fiscalização no uso do recurso.

Participaram da reunião os vereadores Cristóvão Rodrigues, Cabeto, Deusimar, Fernando Aguiar, Gilmara Gil, João Filho . Da Secretaria de Cultura estava o Secretário Alciomar Pontes, a Coordenadora de Cultura Luana Marques, Mauro Henrique e o advogado João Carlos, representando o município. Da classe artística estava o professor Jhon Lima, Bathu Sousa representando as Danças, o gritador de quadrilha Gueguel e o músico Madson, eles são integrantes da comissão formada pelos artistas da cidade. 

Na reunião, os representantes do município informaram que estão elaborando o projeto e colocaram alguns dos critérios que serão adotados para esse destinado. 

Os artistas, representados na fala do professor Jhon Lima,  colocaram a necessidade da criação do Conselho Municipal de Cultura ou de um Comitê, da equipe de aplicação que não deve ser formado só por membro da gestão e da necessidade de ouvir a comunidade que será atendida pelo Programa. 

Da reunião ficou encaminhado uma reunião para a próxima semana entre município e a comissão dos artistas para a criação da equipe de aplicação e o comitê para fiscalizar e reconhecer o cadastro e após aprovado pela Câmara e aprovado pelo Prefeito Municipal essa equipe vão se reunir para decidir o cadastro e esperar o repasse para o uso do recurso.

Os vereadores, por sua parte, informaram que vão acompanhar e cobrar o cronograma, que essa de fato tenha a participação popular e que o recurso seja usado da melhor forma possível para ajudar os artistas da terra. 

Classe artística de Luzilândia entrega Manifesto sobre o uso do recurso da Lei de Emergência Cultural Aldir

Artistas de vários segmentos da cultura, em Luzilândia, decidiram se unir para entender a Lei 14.017, e para isso realizaram uma reunião online para debater o uso, aplicabilidade e fiscalização do recurso. Após a reunião foi formada uma comissão que elaborou um manifesto, a partir das discussões e sugestões feitas e esse foi entregue na manhã desta segunda-feira (13) à gestão municipal.  

A princípio a ideia era discutir junto com a Secretaria de Cultura a aplicabilidade deste recurso a partir das necessidades que foram apontadas pela classe artística, no entanto, mesmo convidados o secretário de cultural Alciomar Pontes e a coordenadora de cultura Luana Marques, não quiseram participar da reunião. “ A ideia era que a gente discutisse juntos, visto que acreditamos na importância de ouvir a comunidade artística para entender suas necessidades e a gestão cultural municipal”, explicou Jhon Lima, que coordenou a reunião.

A reunião contou com representantes de grupos folclóricos, estudantes da área da arte e patrimônio, artesãos, músicos, cantores, fotógrafos, Djs, dançarinos, representantes de organização comunitária, integrantes de movimentos socioculturais, além da presença do vereador Fernando Aguiar, represetando o legislativo, e da Advogada Aparecida Lira, que participou como OAB.

O grupo solicitou do município um retorno urgente das ações pensadas no que se refere a Lei Aldir Blanc; bem como uma reunião entre a comissão de cultura livre, eleita na reunião, e gestão municipal, a marcar nesta semana de forma on-line, se possível.

“Todos os presentes na reunião concordam que não há como se construir um projeto popular sem a participação da comunidade que será contemplada com o mesmo; no caso, os artistas e produtores culturais. Com isso, esperamos que essas sugestões possam contribuir para a construção de um projeto exitoso e justo, que possa ajudar a amenizar os prejuízos causados pela pandemia e que abranja todas as pessoas que fazem cultura na cidade de Luzilândia e que precisam desse incentivo”, diz o documento.

 

Leia o Manifesto Completo

 

  • Vereadores promovem reunião entre Secretaria de Cultura e classe para discutir a Lei Aldir Blanc
  • Vereadores promovem reunião entre Secretaria de Cultura e classe para discutir a Lei Aldir Blanc
  • Vereadores promovem reunião entre Secretaria de Cultura e classe para discutir a Lei Aldir Blanc
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 02h04
23°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
23°

Sensação

9.3 km/h

Vento

71.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica