Anuncio
Aumento de casos

Seis mortes por Covid-19 são registradas em Luzilândia. Gestão municipal debate medidas mais rígidas

O município de Luzilândia registra 236 casos confirmados para Covid-19. Aumento em junho assusta.

22/06/2020 10h51Atualizado há 2 semanas
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Da Redação
1.005
Sexta vítima foi enterrada seguindo todas as recomendações da OMS. Família não participa!
Sexta vítima foi enterrada seguindo todas as recomendações da OMS. Família não participa!

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim deste domingo (21) e uma nota explicando o porquê da divergência dos números com o Estado. O município de Luzilândia tem hoje 236 casos confirmados para #Covid-19, 32 casos recuperados , 06 óbitos e 43 casos suspeitos. Com o aumento no número de casos e mortes, a gestão, de acordo com informações não oficiais de assessores, prepara um decreto com regras mais rígidas sobre o isolamento.

O primeiro caso registrado em Luzilândia foi no dia 23 de abril, esse primeiro paciente já está curada. Agora já são 32 o número de curados, após tratamento. Hoje os números são bem mais expressivos se comparados aos 20 primeiros  dias de maio, quando foram contabilizados  apenas 07 casos.  O número de contaminados pelo novo coronavírus em 1° de junho eram apenas 25 casos,  dia 10 de junho foi registrado 46 casos,  e neste domingo (21) são 236 casos confirmados.

Na tarde deste domingo (21) o luzilandense Francisco das Chagas Pereira Sales, conhecido como Chaguinha, sexto óbito, foi enterrado no local preparado pelo município para vítimas de Covid-19.  Com apenas 48 anos, Chaguinha não apresentava comorbidade aparente e estava internado em Teresina. Chaguinha, por muitos anos integrou a Banda de Música de Luzilândia, a assessoria fez uma nota em nome da gestão prestando condolência à família. Atualmente ele integrava a Banda de Música de Joca Marques , que decretou luto oficial de três dias.

Há relatos que algumas pessoas que estão com suspeita, ou que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com a doença, só deixam pra se isolar quando recebem o resultado positivo, colocando em risco à saúde de sua família e comunidade. A maioria das pessoas contaminadas apresentam sintomas leves. Isso é motivo para comemorar, mas a doença não deve ser subestimada, visto seu alto índice de contágio e mortalidade para quem apresenta alguma comorbidade.

Também não há um número suficiente de profissionais nos órgãos de fiscalização, como a vigilância sanitária, para garantir o isolamento, por isso é necessário a colaboração da população, tanto no isolamento, quanto para denunciar. Quem testa positivo e mesmo assim continuar a ter convívio social está cometendo um crime, isso porque o direito de um cidadão não pode se sobrepor ao dá coletividade. A pessoa que age assim, está pondo em risco a vida das pessoas, e portanto, pode ser responsabilizado.

O município deve lançar nas próximas horas um decreto com exigências mais rígidas para conter o avanço do vírus em Luzilândia. Reuniões com representações de entidades estão sendo feitas para discutir o problema e alancar soluções.

 Em comunicado a Secretaria Municipal de Educação, considerando o aumento significativo de casos de transmissão comunitária do COVID 19, bem como o número de óbito,   resolveu suspender as atividades pedagógicas e administrativas nas escolas a partir do dia 24  /06/2020 até 03/07/2020. O retorno das atividades ocorrerá a partir  do dia 06/07/2020.

Essa medida visa intensificar o isolamento social dos servidores, pais é alunos.

  • Seis mortes por Covid-19 são registradas em Luzilândia. Gestão municipal debate medidas mais rígidas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 03h20
24°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 23°
24°

Sensação

14.8 km/h

Vento

74.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica