Anuncio
Boletim da Saúde

Coronavírus em Luzilândia: casos de junho subiram 550% em relação a maio

A terceira semana do mês de junho já registra 161 novos casos de covid-19 em Luzilânda.

11/06/2020 13h49Atualizado há 2 semanas
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Da Redação
1.350

Nesta postagem a gente traz um panorama do #Covid_19 na nossa região e os números do Estado do #Piauí. No Boletim do Estado é registrado 174 casos em #Luzilândia, o município traz 170. A divergência vem sendo notada ao longo desse período de pandemia, por motivos diversos. 

O municipio de Joca Marques que até a primeira quinzena de junho ainda não havia identificado casos, agora registra 06, Madeiro 34, Joaquim Pires 10.

Veja na tabela os números completos. 

Na cidade, 18 bairros apresentam confirmados ativos da doença, o Centro concentra o maior número, com 36 casos positivos para o novo coronavírus.  As localidades Ilha do Capeta, povoado Extrema, Povoado Fazendinha e Conjunto 87 Dnocs tem um caso confirmado cada.

O primeiro caso registrado em Luzilândia foi no dia 23 de abril, hoje, esse primeiro paciente já está curada. Agora já são 26 o número de curados, após tratamento. Hoje os números são bem mais expressivos se comparados aos 15 primeiros  dias de maio, quando foram contabilizados  apenas 04 casos.  O número de contaminados pelo novo coronavírus em 1° de junho eram apenas 25 casos,  dia 10 de junho foi registrado 46 casos,  domingo eram 108, segunda (15) foi registrado 122 casos, nesta terça já são 161 infectados pela covid-19  na cidade.

A quarentena e o distanciamento social, aliados à higienização mais intensa, são as formas mais eficazes para prevenir o contágio do Coronavírus de forma coletiva. A medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) visa evitar colapsos nos sistemas de saúde, isso porque não há recursos ou profissionais suficientes para cuidar de toda a população contaminada ao mesmo tempo.

Há relatos que algumas pessoas que estão com suspeita, ou que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com a doença, só deixam pra se isolar quando recebem o resultado positivo, colocando em risco à saúde de sua família e comunidade. A maioria das pessoas contaminadas apresentam sintomas leves. Isso é motivo para comemorar, mas a doença não deve ser subestimada, visto seu alto índice de contágio e mortalidade para quem apresenta alguma comorbidade.

Também não há um número suficiente de profissionais nos órgãos de fiscalização, como a vigilância sanitária, para garantir o isolamento, por isso é necessário a colaboração da população, tanto no isolamento, quanto para denunciar. Quem testa positivo e mesmo assim continuar a ter convívio social está cometendo um crime, isso porque o direito de um cidadão não pode se sobrepor ao dá coletividade. A pessoa que age assim, está pondo em risco a vida das pessoas, e portanto, pode ser responsabilizado.

O Bairro Centro, com 25 casos, concentra o maior número de infectados na cidade. Ao longo da semana foi possível perceber o aumento dos casos em alguns bairros que já tinham pessoas diagnosticadas. Cinco pessoas, após tratamento receberam alta médica e estão curados de acordo com o Boletim do Município. 

O município também lançou uma nota explicando o porquê da divergência de dados entre a Secretaria Municipal de #Saúde e a SESAPI, mas não revelou detalhes sobre o óbito registrado no boletim desta sexta (12), mas informações não oficiais indicam que seria um senhor do interior do municipio.

  • Coronavírus em Luzilândia: casos de junho subiram 550% em relação a maio
  • Coronavírus em Luzilândia: casos de junho subiram 550% em relação a maio
  • Coronavírus em Luzilândia: casos de junho subiram 550% em relação a maio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 17h16
32°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
33°

Sensação

14.6 km/h

Vento

46.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica