Anuncio
Entenda!

SESAPI volta atrás e divulga 08 casos confirmados em Luzilândia. Município contesta e apresenta sete. Entenda!

De acordo com a Nota do Município, os dois casos informados no Boletim do Estado na noite da ultima segunda-feira, não são de Luzilândia.

26/05/2020 22h12Atualizado há 1 mês
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Redação
1.706

Atualizada às 22h de Quinta (28)

O Boletim da Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI, divulgado hoje, trouxe  um caso a menos em Luzilândia dos 10 casos confirmados na ultima segunda-feira (25). Agora o Boletim traz oito casos, contando com o idoso, que teria vindo a óbito vitima de Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota hoje (26) explicando a divergência de dados sobre a quantidade de casos de Covid-19 em Luzilândia. De acordo com o ultimo Boletim da Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI, divulgado ontem, Luzilândia havia apresentado 10 casos confirmados, contando com o idoso, que teria vindo a óbito vitima de Coronavírus. O município não considera esse caso, e em seu boletim apresentou sete apenas, contestando os dois casos informados pelo Estado, que hoje voltou atrás e apresentou apenas nove.

De acordo com a Nota do Município, os dois casos informados no Boletim do Estado na noite da ultima segunda-feira, não são de Luzilândia. Um dos casos trata-se de uma pessoa residente no município de Esperantina, que  já foi retirado do sistema do Estado hoje, que apresenta apenas nove casos confirmados.  

O segundo diagnóstico é de uma pessoa que tem família em Luzilândia, mas que reside em Parnaíba. O município informa que, sobre este caso, ainda não foi possível sua retirada do sistema. A secretaria municipal de saúde estaria em contato com os responsáveis da unidade notificada em Parnaíba, para a sua exclusão do sistema.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que recebeu a seguinte informação sobre os possíveis erros no boletim apresentado pelo Estado: 'que o sistema faz um confronto de informações e a causa pode ser o local de expedição de documento ou cartão do SUS dessas pessoas, que embora não tenho Residência no município são informados pelo sistema como domiciliadas em Luzilândia.(sic)

O Boletim do Município vem divergindo dos dados do Estado desde o caso do senhor de 68 anos que, segundo a SESAPI, veio a óbito vítima do Covid-19. A família contesta o motivo do óbito e afirma ter um documento que atesta negativo para Covid-19, no exame do senhor recebido da SESAPI, mesmo assim o óbito ainda consta no sistema. A família  afirma que vai entrar na justiça para pedir reparação. A Secretaria Municipal de Saúde, mesmo não vindo à público explicar sua posição, também não reconhece esse caso, por isso o Estado sempre apresenta em seu Boletim um  positivo a mais para Covid-19 e um óbito em seus dados.

A editora da matéria tentou entrar em contato com a SESAPI através de seus canais de comunicação. Em mensagem enviada ao direct do Clica Luzilândia, no Instagram, a página da SESAPI  afirmou que iria analisar o caso e que todas as inconsistência encontradas no boletim são corrigidas no boletim do dia seguinte. No entanto,  até o fechamento desta matéria, não obtivemos um retorno sobre o  caso. 

 

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL  DE SAÚDE

  • SESAPI volta atrás e divulga 08 casos confirmados em Luzilândia. Município contesta e apresenta sete. Entenda!
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 17h16
32°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
33°

Sensação

14.6 km/h

Vento

46.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica