Anuncio
Fake News NÂO

Quem compartilhar fake news em grupos de Whatsapp no Piauí poderá ser multado

Jornalismo é checagem. E tem muita gente que não checa antes, não averigua se o que recebeu de uma outra pessoa é verdade, e sai compartilhando por aí. Temos que evitar esse tipo de coisa”, afirmou o coordenador estadual de Comunicação do Piauí Allisson

04/05/2020 16h44
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Oitomeia
82
Wellington Dias já recebeu a proposta de Allisson Bacelar para multar quem compartilhar fake news (Foto: Reprodução)
Wellington Dias já recebeu a proposta de Allisson Bacelar para multar quem compartilhar fake news (Foto: Reprodução)

O coordenador estadual de Comunicação do Piauí Allisson Bacelar apresentou ao governador Wellington Dias uma proposta para punir, talvez com algum tipo de multa, quem criar ou compartilhar fake news via grupos de Whatsapp ou através de qualquer outra rede social.

Em entrevista ao OitoMeia, Bacelar informou que a proposta elaborada por ele e sua equipe de Comunicação já está com o governador e encontra-se sob “análise jurídica”. O coordenador percebe que muita gente no estado, especialmente neste momento em que muitas pessoas estão em quarentena, assustadas com o coronavirus, existem pessoas dispostas a prejudicar, aumentar o clima de pânico espalhando notícias falsas.

 “Já fiz a proposta, na verdade. Está em análise jurídica. Aumentou muito ultimamente o compartilhamento de fake news e isso não só incomoda quem faz um trabalho de comunicação responsável, como prejudica, afeta pessoas. Pretendo iniciar esse debate com os colegas da imprensa em todo o Piauí. Jornalismo é checagem. E tem muita gente que não checa antes, não averigua se o que recebeu de uma outra pessoa é verdade, e sai compartilhando por aí. Temos que evitar esse tipo de coisa”, afirmou.

Allisson Bacelar sai na frente nesta iniciativa. Alguns estados começam a estudar propostas semelhantes. No Maranhão, por exemplo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto pretende apresentar nesta semana um projeto de lei que estipula multas para quem compartilha fake news através das redes sociais. No Ceará o governador Camilo Santana já até sancionou uma lei que impõe multa de até R$ 2 mil a quem espalhar propositalmente fake news sobre a pandemia do novo coronavírus.

PÁGINA CONTRA FAKE NEWS

Neste final de semana, a propósito, o Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), lançou uma página voltada exclusivamente para esclarecer assuntos que foram tratados como notícias verdadeiras. A ação se deve ao aumento da circulação de informações falsas relacionadas à doença Covid-19 e o risco que elas trazem ao próprio trabalho de prevenção. Informações como máscaras contaminadas vindo da China, pessoas aplicando testes contaminados na população, carros alugados para o combate e até óbitos por outros motivos sendo registrados como Covid-19 são apenas algumas das muitas fake news divulgadas recentemente.

“A informação correta e verdadeira é primordial nesse momento para combatermos o avanço da doença de forma mais eficaz. Informações falsas prejudicam o entendimento da população e a percepção do momento sério que estamos vivendo. É preciso prudência e seriedade para que todos possam agir da forma correta. Com esse trabalho de combate às fake news, queremos dar nossa contribuição para que cada um faça as escolhas certas”, declarou. Bacelar informou que o Governo irá disponibilizar canais de comunicação para que as pessoas possam checar se uma informação é verdadeira ou para fazer uma denúncia sobre alguma fake news que está sendo espalhada. “Estamos disponibilizando um contato telefônico, whatsapp, e-mail e nossas redes sociais oficiais para coletar e esclarecer algo falso ou que pode gerar alguma dúvida na população. O combate à doença também se faz com informação”, afirmou Bacelar.

 

CLIQUE AQUI e confira a página.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 02h23
26°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 25°
28°

Sensação

8.7 km/h

Vento

89.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica