Anuncio
Prevenção

Dois povos indígenas decidem se refugiar na mata para se proteger do coronavírus no Maranhão

Segundo o cacique, apenas os índios da aldeia estão autorizados a entrar no local. Até servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) e indígenas de outras aldeias não podem entrar na região neste momento.

25/03/2020 16h23
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: G1
109

Dois povos que vivem na Terra Indígena (TI) Caru, no norte do estado do Maranhão, decidiram se refugiar na mata para se proteger depois de receber notícias sobre o avanço do coronavírus no Brasil. 

Em conversa com o blog, o cacique Antônio Guajajara, representante dos Guajajara, explicou que a decisão foi tomada após reunião com a maior parte dos índios das aldeias.

Primeiramente, o povo Awá Guajá, que também mora na TI Caru, decidiu ir para dentro da mata assim que soube que o vírus estava se alastrando por todo o país.

Em seguida, os Guajajara fizeram uma grande reunião, com a participação de Antônio Guajajara, e também decidiram se afastar da aldeia para dentro da floresta.

Segundo o cacique, apenas os índios da aldeia estão autorizados a entrar no local. Até servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) e indígenas de outras aldeias não podem entrar na região neste momento.

Segundo Antônio Guajajara, ele buscou um local com sinal no celular para avisar o blog que a aldeia estava se isolando na mata.

A etnia Awá Guajá possui três aldeias na Terra Indígena Caru. Já o povo Guajajara possui cinco.

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o Maranhão possui dois casos confirmados de coronavírus. Dados da Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, indicam 8 casos confirmados até a última atualização desta reportagem, todos em São Luís.

Também no Maranhão, nesta quarta-feira (24), a coordenação da tradicional Festa do Divino, comemorada todo ano no município de Alcântara, informou que o evento será adiado por causa do coronavírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 23h33
25°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 24°
25°

Sensação

8.1 km/h

Vento

88.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Dr. Saboia
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica