Anuncio
Contra Gripe

Campanha de Vacinação: Idosos terão prioridades e serão vacinados em casa para evitar aglomeração

Nesse primeiro momento a prioridade são os idosos, com mais de sessenta anos, que estão no grupo de risco do contágio e os profissionais de saúde.

24/03/2020 11h40Atualizado há 3 meses
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Paula Andreas/Clica Luzilândia
783
Foto divulgação
Foto divulgação

A Secretaria de Saúde de Luzilândia realizou na tarde desta segunda-feira (23) uma reunião com profissionais da área para discutir como será a campanha de vacinação em Luzilândia neste período de quarentena para evitar a disseminação do Coronavírus. Nesse primeiro momento a prioridade são os idosos, com mais de sessenta anos, que estão no grupo de risco do contágio e os profissionais de saúde. A vacinação será feita nos domicílios dos idosos, a partir do cadastro dos agentes de saúde. A medida é para evitar aglomerações nos postos de vacinação e proteger ainda mais os idosos contra o coronavírus.

De acordo com o calendário de vacina informado pela Assessora Técnica de Informações em Saúde e Planejamento do município, a advogada Marina Sampaio, que é pós-graduada em Direito da Saúde, a prioridade neste momento são os idosos e profissionais de saúde, mas devido a pandemia pode haver mudança no calendário. ”O Ministério da saúde ainda enviará nota técnica, tudo vai acontecer de acordo como for acontecendo a contaminação, provavelmente além dos idosos outros grupos de riscos como gestantes e puérperas poderão ter prioridade, mas no momento apenas os idosos estão sendo atendidos”, disse Marina.

Ela informa ainda que já chegou 52% das vacinas, um total de 1650, e ainda será enviada a outra remessa para a Campanha de Vacinação que vai se estender até meados de maio. “É preciso todo o cuidado e tranquilidade, temos muito tempo pra vacinar, acontece que as pessoas estão todas alvoroçadas e como os profissionais pedem, a gente tenta não divulgar dia nem horário, nesse momento os agentes estão indo nas casas para vacinar o grupo prioritário que são os idosos”, disse.

De acordo com o calendário, após a primeira fase destinado à vacinação dos idosos e profissionais da saúde, a segunda fase que tem previsão para abril será destinado a vacinação dos professores e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e a terceira fase que acontece em maio terá como público as crianças a cima de seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.

A campanha de vacinação contra os vírus que causam a influenza A H1N1, H3N2 e influenza B foi antecipada em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), que se caracteriza por complicações respiratórias semelhantes às da gripe. A vacina não protege contra o Coronavírus, mas  evita o adoecimento de pessoas por gripe, ajudando no manejo e já que menos pessoas com síndromes gripais vão aparecer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 03h54
25°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 24°
25°

Sensação

7.8 km/h

Vento

90.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica