Anuncio
Risco de enchentes

Sete cidades estão com inundações e risco de enxurradas no Piauí. Luzilândia está em alerta moderado

Com as chuvas subiu para sete os municípios já com registros de inundações e

11/03/2020 10h23Atualizado há 3 semanas
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Cidade Verde
319
Foto: Paula Andreas
Foto: Paula Andreas

Os rios Parnaíba, Longá e Marathaoan tiveram elevação no leito nas últimas 24 horas, deixando comunidades ribeirinhas desabrigadas. Barras, Batalha e Esperantina já estão sofrendo inundações. Luzilândia está em alerta moderado.  

O nível do rio Parnaíba sofreu elevação de 41 cm nas ultimas 24 horas, onde a cota atual registrada é de 5,01 m, tendo previsão de chegar em valores em torno de 5,12 às 11h30  do dia de hoje, 11/03/2020, portanto 12 cm acima do nível de Alerta (5,00 m). Em Luzilândia há risco “moderado”, o que não descarta os riscos alertados de inundações, que podem colocar em risco 800 moradias.

Com as chuvas subiu para sete os municípios já com registros de inundações e "risco alto" de enxurradas, devido os níveis da água estarem acima da cota de inundações. 

Hoje, a Secretaria de Estado da Defesa Civil divulga o alerta de “risco alto” em três municípios do Piauí: Buriti dos Lopes, São José do Divino e Caxingó. Há risco de inundações e enxurradas, principalmente, para as comunidades ribeirinhas. Os dados foram divulgados na noite dessa terça-feira (10) pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais.

Em Buriti dos Lopes, o risco de inundação atinge aproximadamente 600 moradias, pelo aumento do nível das águas do Rio Parnaíba e seus afluentes, podendo atingir a zona rural do município, nas localidades Barra do Longá, Vila Iracema, Passagem Canoa, Ponte Jandira, Várzea do Simão e Vila São Remígio. A elevação dos rios Longá e Piracuruca colocam em risco principalmente os bairros Centro e Bom Jesus, em Caxingó, onde cerca de 98 moradias estão localizadas em áreas em risco, assim como 100 moradias em São José do Divino, nas localidades Centro, Triunfo, Botaque e Brancas.

Os Planos de Contingência municipais devem ser colocados em prática com o intuito de verificar os riscos e encontrar local seguro para a população. A Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros estão em total alerta para atuar de forma a atender as necessidades da população das áreas de risco.

Barras

O rio Marathaoan elevou em 45 cm nas ultimas 24h, onde foi registrada a cota de 4,69 m às 23h45  de 10/03/2020, e com previsão de atingir a cota em torno de 4,77 m nas próximas 8 h, portanto 57 cm acima da cota de Inundação (4,20m). 

Esperantina

O rio Longá continua em processo de elevação do seu nível, tendo elevado 83 cm nas ultimas 24h, onde foi registrada a cota de 8,05 m às 23h45  de 10/03/2020, e com previsão de atingir a cota em torno de 8,22 m nas próximas 8 h, portanto 82 cm acima da cota de Inundação (7,40m).

Em TeresinaI e Timon-MA há a tendência de pequena diminuição do nível d'água do rio Parnaíba nas próximas horas, onde a cota atual registrada é de 4,30 m, tendo previsão de chegar em valores em torno de 4,20 m às 8:00 h do dia de hoje, 11/03/2020, portanto dentro da faixa de normalidade.

Informamos, ainda, a tendência de estabilização do nível d'água do rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú/MA e Floriano/PI nas próximas 8 h, com o nível mantendo-se na casa de 4,00 m, portanto ainda abaixo do nível de atenção definido par esta estação, 5,50 m, sem demandar maiores preocupações no curto prazo.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Luzilândia - PI
Atualizado às 01h32
26°
Pancada de chuva Máxima: 31° - Mínima: 25°
28°

Sensação

7.7 km/h

Vento

85.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Dr. Saboia
Municípios
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica