Anuncio
Entenda o caso

Médico veterinário recomenda eutanásia para aliviar dor de cadela Vitoriosa

Sem chances de cura e com câncer avançado com metástase na vagina, anus e mama, a cachorra de rua sofria com fortes dores.

21/12/2019 09h13Atualizado há 4 semanas
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Jornalista Paula Andreas
1.486

A cadela de rua, Vitoriosa, foi personagem de várias postagens nas redes sociais que denuncia a situação precária em que o animal se encontrava, com problema de saúde nas genitálias, seu útero parecia está para fora, e por isso ela sentia muito dor e precisava de uma cirurgia e quimioterapia urgente. Uma Rifa em prol da saúde de Vitoriosa foi anunciada e algumas pessoas colaboraram, mas ao ser levada ao médico veterinário veio o diagnóstico triste, o câncer estava avançado e para evitar mais sofrimento ao animal o médico recomendou a eutanásia.

 A professora Gilmara Gil Araújo, que também é ativista da causa animal, acompanhou o caso de perto. Vitoriosa era cadela de rua e vivia na região do centro da cidade e era alimentada por algumas pessoas da vizinhança da Rua Sete de Setembro, nas proximidades do Centro Espirita Allan Kardec. Gilmara e as funcionárias da Ótica Santa Luzia criaram uma Rifa em prol da cadela e várias pessoas se juntaram á corrente para salvar a vida dela.

A cirurgia e as sessões de quimioterapia de Vitoriosa custariam cerca de R$ 700,00, além dos gastos com remédios e transporte para levar a cadela até a Clínica Veterinária na cidade de São Bernardo. O valor arrecadado com a Rifa deu um total de R$335 reais, menos que o necessário para o procedimento cirúrgico, mesmo assim, Gilmara levou Vitoriosa ao médico, foi quando recebeu o triste diagnostico. “Eu fiquei arrasada, minha mãe não aceitou, Vitoriosa foi acolhida por nós e está sendo medicada e cuidada, mas ela sente muita dor”, lamenta a professora.

De acordo com o laudo do médico veterinário, Dr. Enio Oliveira, a cadela Vitoriosa está com muitos tumores na região da genitália, ânus e mamas, e com a qualidade de vida comprometida. “O animal está em um quadro geral péssimo, caquético, apático e, consequentemente, com a qualidade de vida comprometida. No ponto de vista técnico, recomenda-se a eutanásia”, diz o laudo.

Na ultima terça-feira (17) foi realizada a eutanásia. Vitoriosa que, de acordo com informações que chegaram ao Site do Clica, foi abandonada pela dona ao aparecer o primeiro sintoma da doença na genitália, poderia ter sido salva se tivesse sido tratada no início. Aos que colaboraram na busca de salvar Vitoriosa fica o consolo de que ela recebeu todo amor e dedicação possível no fim de sua vida e agora descansa em paz. "É muito triste vivenciar algo assim, não entendo como existe pessoas que abandonam, que maltratam esses inocentes. Mas é essa a realidade, a gente agradece a todos que colaboraram, a Sabrina que foi incansável em vender os pontos da Rifa, as meninas da Ótica Santa Luzia, todos que ajudaram a dá um pouco de dignidade a essa situação", fala Gilmara 

Infelizmente casos como o da Vitoriosa é recorrente. São muitos os animais de rua em Luzilândia. A grande maioria é abandonada quando se tornam incômodos aos donos. Sem uma política de conscientização, acesso em Luzilândia a Clinica veterinária, e falta de recursos por parte das famílias mais carentes, a castração ou vacinação, que poderia ser uma solução para evitar gravidez em cadelas e gatas de rua pouco são feitas.

Abandonar, maltratar e matar animais domésticos é considerado pela Lei crime com pena de três meses a um ano. O delegado de Luzilândia, Renato Pinheiro já disse que vai tratar com rigor denúncias de maus tratos aos animais. “Animais são seres puros, são, em verdade, muito superiores aos humanos. Em minha opinião pessoal, quem maltrata animais não merece viver em sociedade”, diz o delegado.

Imagens Fortes

 

  • Médico veterinário recomenda eutanásia para aliviar dor de cadela Vitoriosa
  • Médico veterinário recomenda eutanásia para aliviar dor de cadela Vitoriosa
  • Médico veterinário recomenda eutanásia para aliviar dor de cadela Vitoriosa
  • Médico veterinário recomenda eutanásia para aliviar dor de cadela Vitoriosa
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica