Anuncio
Óleo na Praia

Turistas ignoram interdição à Praia de Ataiala e placas serão colocadas: “Tempestade em copo d’água”

Para o secretário municipal de Turismo de Luís Correia, que é proprietário da Barraca Carlitus, o comunicado da Semar foi precipitado.

16/11/2019 00h35
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Oitomeia
25

Após a confirmação por parte da secretaria estadual do Meio Ambiente (Semar) de que a Praia de Atalaia estaria interditada e imprópria para o banho, na manhã desta sexta-feira (15/11), vários turistas que se encontravam na cidade de Luís Correia para aproveitar o feriado, ignoraram o pedido.

A reportagem do OitoMeia recebeu informações de turistas, que pediram para não ter seus nomes revelados, frequentando normalmente a Praia de Atalaia. Uma das barracas mais movimentadas, a Barraca do Carlitus, na própria Praia de Atalaia, postou em suas redes sociais imagens de turistas aproveitando a praia normalmente.

O proprietário da Barraca Carlitus é Jean Clausius, que é justamente o secretário municipal de Turismo de Luís Correia. Por telefone, ele falou sobre a situação da Praia de Atalaia na manhã desta sexta-feira. Confirmou que há banhistas e turistas realmente ignorando o comunicado da Semar e contestou o comunicado da Semar.

“A Praia de Atalaia não está bloqueada, não há avisos. E por isso os turistas frequentam normalmente. E olha, na minha opinião, acho que o comunicado foi uma tempestade em copo d’água. O que foi encontrado foram pequenas manchas, do tamanho de uma moeda de cinco centavos. E não foi no mar, mas na areia da praia. A Praia de Atalaia, ao meu ver, está apta para o banho”, afirmou Jean Clausius ao OitoMeia.

Segundo o secretário municipal de Turismo de Luís Correia, mesmo tendo alguns turistas na Praia de Atalaia, todo o “alarde”, feito desde a noite desta quinta-feira, causou um afastamento de algumas pessoas. “Acho que reduziu em 50% o número de turistas que viriam. Aqui no Carlitus mesmo, até agora (por volta das 11h), ainda tinha mesas vazias. Em feriados como este, era para estar lotado. Por isso, no nosso ponto de vista, esse comunicado foi equivocado. Não apareceu aqui ninguém que ganhou no mar melado de mancha de óleo. E mais: tem muito turista que vem para apreciar o mar, não necessariamente para tomar banho”.

Por telefone, o gerente de fiscalização da Semar, Renato Nogueira, confirma o pedido de intervenção na Praia de Atalaia e explica que como há turistas desobedecendo o comunicado de que o local está impróprio para o banho, placas serão colocadas a partir da manhã deste sábado. “Não podemos impedir que o turista acesse a água do mar, mas fizemos a restrição para que façam isso. As manchas foram diagnosticadas somente ontem e entendemos e nem julgamos os donos de bares e restaurantes. Mas a medida tomada pela Semar se fez necessária”, informou Renato Nogueira.

Por volta das 6h da manhã desta sexta-feira, feriado de 15 de novembro, equipes do Exército, Marinha, Semar e da Prefeitura de Luís Correia iniciaram a limpeza das manchas encontradas na praia. Foram encontradas realmente vários focos e levados aos devidos cuidados, sob o controle do comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Benjamin Dante Lima. Ele divulgou um vídeo onde fala sobre o comunicado da Semar e diz que é uma questão de prevenção impedir que banhistas, especialmente crianças, tenham acesso ao mar da Praia de Atalaia.

“Desde 30 de setembro não tínhamos informação de manchas de óleo, a não ser algo pontual, no litoral do Piauí. Mas nesta quinta-feira nós identificamos na Praia de Atalaia. Fizemos o processo de limpeza nesta sexta-feira pela manhã, mesmo assim a Semar considerou, algo que compete à secretaria, imprópria para o banho como uma medida preventiva. Até para evitar que nossos banhistas, crianças, não possam sofrer qualquer tipo de dano. Saúde, claro, em primeiro lugar. Infelizmente isso aconteceu em nossas praias e não é nada agradável. Mas temos certeza que conseguiremos vencer essa batalha”, frisou o comandante Dante.

  • Turistas ignoram interdição à Praia de Ataiala e placas serão colocadas: “Tempestade em copo d’água”
  • Turistas ignoram interdição à Praia de Ataiala e placas serão colocadas: “Tempestade em copo d’água”
  • Turistas ignoram interdição à Praia de Ataiala e placas serão colocadas: “Tempestade em copo d’água”
  • Turistas ignoram interdição à Praia de Ataiala e placas serão colocadas: “Tempestade em copo d’água”
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica