Anuncio
Língua Portuguesa

Aluna de São Bernardo e o professor Jhon Lima conquistam medalha de bronze na VI Olimpíada de Língua Portuguesa

Jhon Lima é professor de Lívia, aluna do 7° ano da Escola Municipal José de Freitas, localizada no povoado São Raimundo, eles ficaram entre os semifinalistas da competição, na categoria ‘Memórias Literárias’,

06/11/2019 00h16Atualizado há 4 semanas
Por: Edição Paula Andréas
372

A estudante Lívia Maria da Silva Soares e o professor Jhon Lennon de Lima Silva conquistaram na última quinta-feira (31), em São Paulo, a medalha de bronze para o município de São Bernardo - MA, na VI Olimpíada de Língua Portuguesa. O luzilandense Jhon Lima é professor de Lívia, aluna do 7° ano da Escola Municipal José de Freitas, localizada no povoado São Raimundo, eles ficaram entre os semifinalistas da competição, na categoria ‘Memórias Literárias’, com o texto intitulado “Meu tempo de escravidão”.

O texto de Lívia Maria passou por algumas etapas até ser escolhido para participar da fase Nacional. O professor Jhon Lima foi quem inscreveu a escola e trabalhou com seus alunos a temática proposta pela Olimpíada de Língua Portuguesa esse ano: “O lugar onde Moro”. A produção que conquistou a medalha de bronze narra um pouco da história de São Bernardo, especialmente, do povoado São Raimundo, onde Lívia Maria reside e estuda.

Nosso lugar tem história para ser contada, temos a igreja, os casarões, a fazenda Paraíso e o cemitério dos negros que possui um memorial onde a comunidade acende velas em homenagem àqueles que trabalharam e lutaram pelo nosso lugar, nossa cultura”, destaca um trecho da produção.

A aluna é a primeira estudante bernardense a ser selecionada para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa e, consequentemente, a ganhar uma medalha na competição, colocando uma produção literária de São Bernardo, entre as melhores do Brasil.

Para o professor Jhon Lennon, mais que uma medalha, Lívia ganhou algo muito mais precioso, que foi a experiência e o conhecimento adquirido na viagem. “Foi uma experiência muito rica de aprendizagem. Participamos de oficinas de escrita criativa, rodas de conversas, conhecemos uma escritora negra que escreve para jovens e crianças, Lívia ganhou R$400 reais em livros de literatura... Foram três dias em São Paulo muitos proveitosos, conhecemos a cidade, o museu Afrobrasil, enfim, vai ficar na memória dela e na minha também”, comenta o professor.

Jhon Lennon ressalta ainda a importância do trabalho realizado no povoado São Raimundo pelos  os alunos, e o protagonismo da comunidade na produção textual medalhista de bronze. “O mais importante é que a comunidade foi ouvida, porque o texto selecionado foi memórias literárias, então eu e os alunos percorremos a comunidade fazendo entrevistas e conhecendo mais de perto a realidade”, destacou.

Olimpíada


A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País. O evento é uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Lançada em fevereiro, houve um período de inscrições e de adesões das secretarias de educação, seguida por etapas nas escolas, municípios e estados. Em sua sexta edição, recebeu mais de 170 mil inscrições de todos os estados brasileiros, com a participação de 42.086 escolas públicas.

Fonte: Blog do Gildean Farias/ editada

  • Aluna de São Bernardo e o professor Jhon Lima conquistam medalha de bronze na VI Olimpíada de Língua Portuguesa
  • Aluna de São Bernardo e o professor Jhon Lima conquistam medalha de bronze na VI Olimpíada de Língua Portuguesa
  • Aluna de São Bernardo e o professor Jhon Lima conquistam medalha de bronze na VI Olimpíada de Língua Portuguesa
  • Aluna de São Bernardo e o professor Jhon Lima conquistam medalha de bronze na VI Olimpíada de Língua Portuguesa
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica