Anuncio
Orgulho

Alunos de Luzilândia conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes realizada no RJ

Talvez essa não seja a ultima conquista do ano da Unidade Escolar Luís Teixeira, a escola tem uma aluna que conquistou a medalha de prata na OBA e que está participando da seletiva internacional.

28/10/2019 18h36Atualizado há 1 mês
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Redação
571

Na ultima sexta-feira (25) três estudantes e um professor da Unidade Escolar Luís Teixeira de Luzilândia conquistaram a medalha de prata da fase Nacional da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), idealizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada em Barra do Piraí (RJ), entre os dias 22 e 25 deste mês.

 A competição reuniu 51 equipes de todo o Brasil, seis dessas do Piauí. A equipe formada pelo professor Leonardo Lopes e os estudantes Reginaldo Cruz de Oliveira, Ítalo Melo de Andrade e Anderson Carlos Alves dos Santos estava entre essas e fizeram uma ótima participação, trazendo a medalha inédita para o município de Luzilândia.

Das equipes piauienses, duas eram de institutos federais: Instituto Federal de Floriano e Instituto Federal de Parnaíba; e quatro equipes de escolas públicas. O método de premiação da MOBFOG não é linear, algumas equipes ganham ouro, algumas prata, e as que não conseguem o mínimo necessário nos dois dias, só menção honrosa. “Do Piauí quatro conseguiram conquistar medalhas de pratas e duas somente menção honrosa”, explica o professor Leonardo.

O professor lamentou nenhuma das equipes do Piauí terem conquistado o ouro, mas destaca o aprendizado adquirido no evento. “Foi difícil pra gente porque não sabíamos como funcionava, mas o objetivo é aprender. Os campeões  de 2019 já estão na sua terceira vez que participam e só esse ano conseguiram um bom resultado, agora vamos trabalhar para buscar o ouro ano que vem”, diz.

A jornada teve duração de quatro dias, os estudantes participaram de cursos, oficinas, workshops,  assistiram a palestras sobre tecnologia de foguetes com engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB), com profissionais do Instituto de Aeronáutica e participam de minicurso para construção de foguetes e planetários. “O aprendizado é fantástico! Evento extraordinário, o tempo inteiro nós estávamos ocupados com alguma atividade e conhecendo e trocando experiências com pessoas de todo o Brasil”, comenta o professor.

A etapa principal, que premiou as equipes, foi o lançamento dos Foguetes. O professor Leonardo Lopes foi campeão na categoria dos docentes, com seu foguete batizado de ‘Antisemente’. “O bicho foi uns 600 metros, sumiu nas nuvens”, brinca.

Os alunos também falam da emoção de terem participado pela primeira vez do evento e voltado pra casa com a medalha de prata.

 

“Me sinto grato por ter participado de um evento grandioso, uma felicidade imensa estar representando Luzilândia, o Piauí e principalmente minha escola Luís Teixeira”, diz Reginaldo. 

“Foi uma gratificação enorme, uma emoção que não se mede. Estávamos lá em busca de um sonho, está entre os melhores do País, conseguir uma prata em meio a todo esse pessoal é uma felicidade enorme”,  afirma  Italo Andrade.

“Me senti importante levando a bandeira da nossa escola, do nosso município e do nosso Estado, fomos vencedores só de ter chegado lá”,   destaca Anderson Carlos. 

O professor Leonardo explica que essa jornada começou no início do ano, quando sob o comando do professor Fábio Sales foi realizado a “Feira de Ciências”, com o lançamento de foguetes. Cerca de trinta equipes se escreveram na escola, e os alunos foram incentivados a se inscrevem para a etapa estadual. O sucesso das competições tem estimulado municípios e Estados a organizar disputas entre estudantes de suas redes de ensino. 

 “A equipe com o melhor lançamento, 170 metros, foi medalha de bronze e fomos convidados para participar do evento nacional em Barra do Piraí. E veio a prata. Agora vamos trabalhar para conseguir o ouro ano que vem”, afirma Leonardo.

Talvez essa não seja a ultima conquista do ano da Unidade Escolar Luís Teixeira, a escola tem uma aluna que conquistou a medalha de prata na OBA e que está participando da seletiva internacional. “Em dezembro será a última prova e dependendo do resultado podemos ir representar o Brasil lá fora”, cometa o professor.

A diretora Gardênia Boíba se diz muito feliz com a conquista de seus alunos, os maiores merecedores de aplausos, mas ela destaca o esforço e dedicação também do corpo docente da escola, do coordenador Fernando Alves, dos professores e todos que incentivam e acreditam no potencial dos alunos.

Texto: Jornalista Paula Andreas e Ricardo Vale (Na Mira da Mídia)

  • Alunos de Luzilândia conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes realizada no RJ
  • Alunos de Luzilândia conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes realizada no RJ
  • Alunos de Luzilândia conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes realizada no RJ
  • Alunos de Luzilândia conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes realizada no RJ
  • Alunos de Luzilândia conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes realizada no RJ
  • Alunos de Luzilândia conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes realizada no RJ
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Maura Joias e Acessórios
Últimas notícias
Ortoface
Mais lidas
Kurica