Anuncio
Conta de Luz

Aneel mantém bandeira vermelha e contas de luz em setembro continuarão mais caras

De acordo com nota da agência, a razão pela manutenção da bandeira tarifária se dá por conta da falta de chuvas.

31/08/2019 00h19
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Globo
37

BRASÍLIA  - As contas de luz de setembro continuarão mais caras , em razão da falta de chuvas. A Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel ) anunciou nesta sexta-feira que manterá a bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Essa taxa extra também foi estabelecida para o mês de agosto.

De acordo com nota distribuída pela agência, "setembro é um mês típico do final da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN)". Dessa forma, a previsão é que o mês tenha o mesmo quadro de estiagem verificado em agosto. Mas a nota sinaliza que a seca está mais severa, pois "as vazões estão abaixo da média histórica".

Para evitar falta de energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) as usinas termelétricas, cujo preço da energia é mais caro. Boa parte do sistema elétrico brasileiro é hidroelétrico, ou seja, depende dos reservatórios de água das usinas, que se esvaziam durante o período de seca. 

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. São três cores de bandeira: verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2), que  indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Luzilândia - PI
Atualizado às 04h28
25°
Poucas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 24°
25°

Sensação

19.3 km/h

Vento

76.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Portal da beleza acessórios
Últimas notícias
Natalia Financeira
Mais lidas
Ponto do Açaí
Kurica