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Saúde e Bem estar

Pequenas atitudes diárias para enfrentar o transtorno de ansiedade

A ansiedade é um distúrbio emocional que faz a pessoa se sentir aflita, agoniada. Quem sofre o distúrbio tem preocupações e medos excessivos.

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25/08/2019 00h06Atualizado há 2 semanas
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Estadão Conteúdo
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O transtorno de ansiedade é um mal contemporâneo, enfrentado por homens, mulheres e até crianças. Entre os principais sinais estão a irritabilidade, falta de concentração, boca seca, suor e insônia. 

A ansiedade é um distúrbio emocional que faz a pessoa se sentir aflita, agoniada. Quem sofre o distúrbio tem preocupações e medos excessivos. Aliás, o problema se agrava quando a ansiedade começa a atrapalhar as atividades cotidianas. Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2015 mostrou que mais de 18 milhões de brasileiros foram diagnosticados com esse transtorno.

Entretanto, pequenas atitudes diárias e mudanças de hábitos ajudam os ansiosos na manutenção do controle e motivação. Com isso, essas ações simples garantem uma boa qualidade de vida. Mas, antes de qualquer coisa, vale destacar que o ideal é sempre procurar a ajuda de um profissional para lidar com todos esses sentimentos ou sensações.

Atitudes

Começar o dia bem reduz o estresse e aumenta a chance de ser mais produtivo e leve. Afinal, a vida corrida com o trabalho, família e compromissos já é capaz de deixar qualquer um maluco e sem tempo para nada. Então, não encare as tarefas básicas como uma luta, aproveite algumas dicas abaixo e confira um freio na rotina.

Beba água

Todos sabem que beber água ao longo do dia ajuda a manter o organismo saudável. Para evitar complicações à saúde, o ideal é ingerir dois litros por dia, no mínimo. O consumo de água não reduz a doença, mas evita a desidratação, que pode contribuir e piorar os efeitos da ansiedade, pois compromete o funcionamento do nosso corpo. Uma dica importante para quem não tem o hábito de beber água é dividir a hidratação em etapas, por exemplo manhã, tarde e noite.

Tome um chá

O chá é um grande aliado para quem busca um calmante natural. Algumas plantas como capim-cidreira, maracujá e camomila são as mais indicadas. Elas têm benefícios e princípios ativos para acalmar o corpo e a mente. Mas, para não anular a ação terapêutica, os chás não podem ser adoçados.

Faça atividade física

A prática regular de exercícios não necessariamente está ligada a atividades pesadas e de longa duração. Uma caminhada já acaba com o sedentarismo. Com isso, 15 minutos são suficientes para melhorar o humor e ganhar disposição.

Respire fundo

Cinco minutos de respiração lenta e constante pelo diafragma acalmam e regulam o organismo e o sistema nervoso. Respirar fundo pelo nariz e soltar o ar lentamente contando até cinco é o primeiro passo para controlar o corpo e a mente. Repita esse processo pelo menos umas quatro vezes. Estudos comprovam que o controle da respiração promove o bem-estar, a concentração, reduz insônia e os sintomas da depressão.

Alimente-se bem

Alguns alimentos estimulam a produção de serotonina no nosso organismo. Frutas cítricas, ovo, banana, espinafre, mel, uva, alface e sementes oleaginosas são alguns dos alimentos que fazem esse hormônio atuar no corpo, regulando - por exemplo - humor, sono e apetite 

Arrume o quarto

Acredite, é verdade! Pequenas tarefas domésticas também amenizam a ansiedade. Perder 10 minutos do seu dia para arrumar o quarto, começando pela cama e tirando a bagunça que fica espalhada, já faz do cômodo um lugar mais acolhedor. Com isso, evita que a bagunça se torne mais um problema.

Medite

Pare entre 5 a 10 minutos e faça meditação. A prática é capaz de alterar a fisiologia do cérebro. Com isso, melhora o sistema imunológico, memória, cognição, empatia. Além disso, diminui a pressão arterial e auxilia no tratamento de quem sofre com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Caso não consiga realizar sozinho, existem aplicativos que ajudam e orientam passo a passo a relaxar o corpo e a mente.

Faça listas e escreva

Além de organizar o dia a dia, fazer listas combate o transtorno. Escrever sobre as angústias, pensamentos ruins, reclamações, sentimentos e sonhos também ajudam a perceber e descobrir os gatilhos e padrões que manifestam a angústia. Ao final do dia, despertará uma sensação positiva por ter concluído a missão.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

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