Anuncio
Teresina

FMS distribui aparelhos auditivos gratuitos para a população

Somente no primeiro semestre de 2019, foram fornecidos 714 aparelhos para níveis variados de perda de audição.

22/07/2019 18h27
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: PortalOdia
32
FMS distribui aparelhos auditivos gratuitos para a população. (Foto: Divulgação)
FMS distribui aparelhos auditivos gratuitos para a população. (Foto: Divulgação)

O problema auditivo tem prejudicado as interações sociais e a qualidade de vida do aposentado José de Ribamar, de 75 anos de idade, morador do bairro Piçarra em Teresina. Ele conta que foi diagnosticado com perda de audição moderada e espera que essa realidade mude quando receber o seu aparelho auditivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na próxima semana.

Para resolver problemas semelhantes aos do José Ribamar, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém o programa de Saúde Auditiva, no Centro Lineu Araújo, no Centro Sul de Teresina. Somente no primeiro semestre de 2019, foram fornecidos 714 aparelhos para níveis variados de perda de audição.

O aposentado relata que a sua esposa, de 79 anos de idade, notou que ele não a escutava. “Se eu não olhar para a pessoa, não entendo o que ela está falando. Estou ouvindo muito pouco e fico ansioso, com a cabeça a mil porque não escuto direito. Vim aqui para o Lineu Araújo e já estão providenciando o meu aparelho, para eu não piorar desse problema”, conta.

“O tratamento na rede de saúde de Teresina é integral e, além da dispensação de aparelhos auditivos, abrange o fornecimento de medicamentos, realização de exames e até cirurgia de implante coclear, indicado em caso de paciente diagnosticado com surdez profunda”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

Para receber o aparelho auditivo, a pessoa deve ir a uma Unidade Básica de Saúde e então marcar exames e consulta para médico otorrinolaringologista. Posteriormente, deve levar a documentação necessária (laudo com comprovação da perda auditiva, exame audiológico, RG, comprovante de residência e cartão do SUS) para a FMS, na Av. Miguel Rosa, nº3948.

“O Programa de Saúde Auditiva do Centro Lineu Araújo fornece consulta com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, realiza exames para avaliação da perda auditiva e fornece o aparelho adequado ao caso. Ao entregá-lo, damos todas as orientações e fazemos o acompanhamento periodicamente”, afirma a coordenadora do programa e fonoaudióloga Cecita Amorim.

Segundo a otorrinolaringologista do Lineu Araújo, Alexandra Kolontai, o envelhecimento ainda é listado como uma das principais causas da perda auditiva. “Mas há vários fatores que levam a perda de audição parcial ou total. É importante que as pessoas saibam que quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento”, enfatiza.

Maternidades fornecem teste da orelhinha para bebês

De acordo com Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da FMS, as maternidades da Prefeitura de Teresina realizam o teste da orelhinha nos bebês. “É um exame simples, que deve ser feito preferencialmente nas primeiras 24 a 48 horas de vida do recém-nascido e é fundamental para detectar precocemente a perda auditiva”, finaliza.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Luzilândia - PI
Atualizado às 22h24
26°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 22°
27°

Sensação

18.3 km/h

Vento

70.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Portal da beleza acessórios
Últimas notícias
dia dos pais max magazine
Mais lidas
Ponto do Açaí
Kurica