Anuncio
LT

Projeto escolar apresentado em Luzilândia é transformado em Revista Digital

Atividades diversas como a construção de um mural crítico, elaboração de cartazes, produção de vídeos (curta metragem), slides, criação de memes, cartuns, charges, dramatização, palestras trouxeram para debate contrastes da sociedade luzilandense.

16/07/2019 13h23Atualizado há 1 mês
Por: Edição Paula Andréas
134
Professor Ricardo vale idealizador do projeto e Gardênia Boiba diretora da escola
Professor Ricardo vale idealizador do projeto e Gardênia Boiba diretora da escola
Foi apresentado no pátio da Unidade Escolar Luís Teixeira em Luzilândia, na ultima sexta-feira (12), o Projeto Sociologando: Fatores Sociais em Evidencia,  que trouxe a proposta de potencialização do ensino da sociologia através de atividades realizadas com os alunos das turmas 1º A e B, 2º A e B e 3º A do ensino médio, turno manhã. O trabalho coletivo, que virou revista digital, foi desenvolvido durante todo um mês e se caracterizou, principalmente, pela integração dos diferentes setores da comunidade escolar, visto que cada tema trouxe um fator social relevante e Luzilândia apresentados a partir da criatividade dos alunos.
 
 
A cada semana, em todas as turmas participantes, os alunos realizaram atividades diversas: construção de um mural crítico, elaboração de cartazes, produção de vídeos (curta metragem), slides, criação de memes, cartuns, charges, elaboração, produção e ensaio de uma dramatização, palestra com a participação de cinco alunos e um profissional convidado, todos estes de acordo com o tema de cada turma.
 
Na conclusão do projeto foram apresentadas todas as atividades realizadas. A avaliação se deu através de uma competição educativa, onde cada turma teve que apresentar da melhor forma cada item, e ao final o professor idealizador com ajuda de outros dois professores convidados fizeram a somatória das notas pelo conjunto de execuções. O projeto foi transformando numa Revista Eletrônica, onde pode ser compartilhado em todas as mídias sociais. Confira a Revista clicando no link abaixo:
 
 
 
Segundo o professor Ricardo Vale, o projeto visa motivar os alunos para o estudo aprofundado da disciplina Sociologia, fazendo-os reconhecer a relevância deste conhecimento para a realidade de suas vidas na escola e na comunidade, analisando e transformando em ação conteúdos estudados em cada capitulo.
 
“A Sociologia é a disciplina que se dedica a estudar os processos sociais de ensino e aprendizagem, bem como as relações sociais que compreendem os indivíduos inseridos neste meio e nestes processos. Além disso, busca compreender os processos de socialização a partir de relações que não se dão apenas entre professores e alunos, visto que inúmeros outros sujeitos estão envolvidos, o projeto buscou instigar, e motivar os alunos a sair de sua zona de conforto, sair das paredes da escola, ir além dos muros”, enfatizou o professor.
O projeto teve como objetivo geral: Elencar e aprofundar conhecimentos importantes em cada capítulo do livro didático de Sociologia levando aos discentes obter um olhar crítico sobre a realidade, contribuindo de forma sistemática da aplicação aos conteúdos do ensino-aprendizagem da disciplina.
 
Um exemplo da criatividade e do senso crítico motivado pelo trabalho, foi a iniciativa do alunos do 1º ano A que fizeram uma charge criticando a infraestrutura da Avenida Porto Alegre, “as crateras”. A Avenida é dos pontos mais polêmico da cidade,  motivo de várias críticas por parte da comunidade. 
 Outro exemplo foi uma charge criticando a política de Luzilândia, que trouxe para reflexão uma ideia que todo ano os eleitores são feitos de bobos, enganados por falsas promessas que nunca mudam, entra gestor, saí gestor. "Precisamos mudar a cara da política luzilandense”, afirmou o aluno Luís Felipe. No trabalho os alunos ainda destacaram quem foi Raimundo Marques, Luís Teixeira, Gerson Castelo Branco entre outros.  
 
A dramatização do 3° ano A relatou as cinco principais religiões no Brasil, onde as mesmas estão acorrentadas ao preconceito. O globo ao centro representou o respeito que deve haver entre elas, o mundo precisa aceitar uns aos outros. As diferenças, nenhuma é melhor que a outra e que quando você se importa com a religião alheia você deixa de praticar a sua. 
 

Confira algumas fotos do evento escolar:
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos e texto Ricardo vale/ Na Mira da Mídia

Edição: Paula Andreas

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Luzilândia - PI
Atualizado às 22h24
26°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 22°
27°

Sensação

18.3 km/h

Vento

70.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Portal da beleza acessórios
Últimas notícias
dia dos pais max magazine
Mais lidas
Ponto do Açaí
Kurica