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Mito ou verdade: beber durante as refeições faz mal?

Na verdade, o ato de comer e beber ao mesmo tempo pode trazer problemas, principalmente ligados à digestão.

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04/07/2019 20h14
Por: Edição Paula Andréas
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Ingerir comida e bebida ao mesmo tempo nas refeições é certo ou errado? Muitos dizem que esse hábito faz mal ao organismo, e que é necessária uma reeducação alimentar. Já outros falam que não há problemas. Na dúvida, vamos ajudar a esclarecer isso.

Na verdade, o ato de comer e beber ao mesmo tempo pode trazer problemas, principalmente ligados à digestão. O ideal é beber 30 minutos antes de comer ou 1 hora após uma refeição, pois a maior preocupação é a digestão, a absorção correta de nutrientes, que pode gerar problemas estomacais, como gases e flatulências.

Explicando melhor: quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas. O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes.

Saciedade do organismo nas refeições

O uso de líquidos ao mesmo tempo das refeições também interfere no controle da fome.  Beber durante as refeições atrapalha o mecanismo de saciedade. Consumindo os líquidos durante esse processo, você causa uma distensão da parede estomacal, que é flexível, e com isso dá uma falsa impressão ao cérebro de que o estômago está vazio e que cabe mais comida.

Na verdade, a ingestão mútua de comida e bebida é um hábito cultural das pessoas, por isso é aconselhável uma mudança gradativa nesse costume. Há até algumas pessoas que têm salivação reduzida, por isso tem mais dificuldade de comer sem ingerir líquido - mas, se for fazê-lo, que seja, no máximo 1/2 copo durante a refeição.

Dê preferência aos sucos de frutas cítricas

Seja antes ou depois das refeições, a melhor opção de bebida para sua alimentação são os sucos naturais. Os feitos à base de frutas cítricas, por exemplo, além de hidratarem com muito sabor, ajudam a absorção de mineiras essenciais ao nosso corpo e que normalmente são perdidos por processos do organismo, como a urina e o suor.

Suco de Laranja – Rica em vitamina C, a fruta também é uma fonte natural de citrato, um mineral que evita a formação de pedras nos rins. Além disso, o alimento possui grande concentração de hesperdina, flavonoide que fortalece a saúde do coração.

Suco de Tangerina – descobertas científicas que revelaram a ação de um poderoso agente antioxidante em sua composição, chamado nobiletina. Essa substância controla os níveis de colesterol no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares e cerebrais.

Suco de limão – As populares e deliciosas limonadas possuem poderes detox e alcalinos para a limpeza do organismo. Além disso, essa fruta ácida possui uma substância conhecida como d-limoneno, que ajudar a relaxar e ainda pode combater algumas células cancerígenas.

Suco de abacaxi – Com grande concentração de água e fibras alimentares, essa bebida é uma fonte poderosa de vitaminas e minerais que fazem o nosso intestino funcionar melhor, melhorando a digestão. Uma curiosidade é que até a casca do abacaxi, áspera e dura, pode ser utilizada para completar os sucos.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

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