Anuncio
Mel Orgânico

Uso de agrotóxicos faz produção de mel cair no Piauí, diz diretor Apicultura de Seaf

Segundo Liz Elizabeth, produção orgânica do mel pode valorizar em até 50% o valor do produtor vendido. Em 2018, a apicultura movimentou a economia do Piauí em R$ 50 milhões.

25/06/2019 20h43
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: Oitomeia
70
Diretor de Apicultura diz que PI pode perder produção do mel orgânico com uso de agrotóxicos (Foto: Reprodução)
Diretor de Apicultura diz que PI pode perder produção do mel orgânico com uso de agrotóxicos (Foto: Reprodução)

O diretor da Câmara Setorial da Apicultura, Darcet Costa Sousa afirmou que o Piauí pode perder o destaque pela produção de mel orgânico com a intensificação do uso de agrotóxicos no estado. Na segunda-feira (24/06), a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) reuniu coordenadores da área para discutir o uso das substâncias na produção agrícola do estado.

Na data, o Ministério da Agricultura autorizou a utilização de 42 novos agrotóxicos no Brasil. Ao todo, a pasta liberou 239 novos agrotóxicos no país desde janeiro, desde a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para Darcet Costa Sousa, o uso indiscriminado de pesticidas compromete não apenas a produção orgânica do estado, mas também a saúde da população.

 

“Sem as áreas preservadas, o Piauí pode perder esse diferencial que é a produção do mel orgânico” ressaltou o diretor.

 

Segundo Liz Elizabeth, produção orgânica do mel pode valorizar em até 50% o valor do produtor vendido. Em 2018, a apicultura movimentou a economia do Piauí em R$ 50 milhões. O estado fechou o ano com uma produção de mais de 5 mil toneladas de mel. O produto é vendido, principalmente para o exterior e já foi até destaque nacional da revista do Globo Rural.

 

MORTE DE ABELHAS POR ENVENENAMENTO NO SUL DO ESTADO

Em fevereiro, a Polícia investigou a morte de diversas abelhas na região de Monsenhor Hipólito, distante 378 km da capital. O presidente das Câmaras Setoriais do Piauí Paulo Henrique Miranda informou o envenenamento de colmeias com o uso de produtos químicos.

 

PRODUÇÃO DE MEL NO PIAUÍ

Atualmente, o Piauí é o terceiro maior produtor de mel de abelha no Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e do Paraná. Ao longo dos anos essa produção vem crescendo e permitindo aos produtores regionais ganhar visibilidade no cenário do agronegócio do mel. Em apenas dois anos, de 2016 para 2018, o Estado saltou da 7ª no ranking da produção para a 3ª.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Portal da beleza acessórios
Últimas notícias
Natalia Financeira
Mais lidas
Kurica