Anuncio
Seca

Governo decreta estado de emergência por conta da seca em 28 municípios

A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado do dia 19 de junho e leva em consideração o monitoramento realizado pelo monitor das secas.

21/06/2019 15h54
Por: Edição Paula Andréas
Fonte: O Dia

O governador Wellington Dias decretou estado de emergência em 28 municípios piauienses por conta da seca. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado do dia 19 de junho e leva em consideração o monitoramento realizado pelo monitor das secas, vinculado à Agência Nacional de Águas (ANA), que demonstrou que parte do território piauiense ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como situação grave.

O levantamento sistemático feito pela ANA aponta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios de água dos municípios, sendo que algumas cidades estão operando com índices abaixo de 30% de suas capacidades, conforme apontam os dados do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

Outro fator que levou o governo a decretar emergência nas 28 cidades é que alguns municípios do semiárido encontram-se em situação de colapso de atendimento às suas comunidades, inclusive nas zonas urbanas, conforme as informações repassadas pelos prefeitos e observadas in loco por equipes do próprio governo. Algumas gestões municipais inclusive solicitaram à administração estadual ajuda ou socorro com água potável para uso humano e animal, cestas básicas e forragem.

Serão abrangidos pelo decreto os municípios de Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervário Oliveira, Fartura do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Queimada Nova, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca.

O decreto de emergência contra a seca tem validade de 180 dias, contando a partir de sua publicação no Diário Oficial.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Luzilândia - PI
Atualizado às 14h17
33°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 19°
31°

Sensação

18 km/h

Vento

24.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Portal da beleza acessórios
Luzilândia natural
Últimas notícias
Contabilidade Santa Clara
Mais lidas
Anúncio
Kurica