Anuncio
Rio Parnaíba

Cheia do Parnaíba: Sobe para 36 o número de famílias retiradas das áreas de riscos em Luzilândia

Ultimo balanço aponta que 261 é o número de famílias afetadas. Algumas, que se encontram em área de risco de alagamento, se negam a sair de suas residências.

09/04/2019 22h50Atualizado há 3 meses
Por: Edição Paula Andréas
Foto: Ascom PML
Foto: Ascom PML

O município de Luzilândia decretou estado de emergência por conta das cheias do rio Parnaíba. O balanço feito pela defesa civil do município, às 19h desta terça-feira (09), aponta que 261 famílias já foram afetadas pelas cheias no município.  Desse total, 36 famílias foram retiradas das áreas de riscos e regiões inundadas, sendo que 27 dessas foram levadas para casas de familiares e nove famílias para abrigos do Governo de Luzilândia.

O nível das águas do rio Parnaíba chegou a 6,30m acima do nível normal, invadindo mais casas na zona urbana e desalojando famílias da zona rural. Moradores dos bairros Coroa, na zona urbana de Luzilândia, e famílias da localidade Timóteo foram retirados das áreas afetadas pelas cheias.

A Força Tarefa que está atuando no município, também fez a retirada de famílias do povoado Porto Formoso (MA). Homens do Corpo de Bombeiros fizeram vistorias em residências, assim também como em paredes de açudes.

 Essas  pessoas estão sendo alocadas em abrigos improvisados em prédios da Prefeitura como o Cine, Centro dos Idosos, Caps e, a Unidade Escolar Sete de Setembro está sendo preparada para receber outras famílias que possam vir a precisar de abrigo. O Centro Paroquial Pe. Ribeiro também está abrigando famílias que tiveram que sair de suas residências.

Algumas famílias que se encontram em área de risco de alagamento se negam a sair de suas casas, mesmo com a cota do nível do rio subindo gradativamente e das visitas frequente das equipes da Força Tarefa alertando sobre os riscos.

 A Força Tarefa que atua no município, sob o comando do Major do Corpo de Bombeiros Sérgio Mello, é composta por equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal, além de homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, de Assistentes Sociais, membros de secretarias do Governo de Luzilândia, da Equipe de Limpeza Pública e voluntários.

De acordo com o Major Sérgio Melo, a ajuda dos voluntários nas missões de retiradas de famílias das áreas de risco, está sendo de grande valia para as ações desempenhadas em Luzilândia. O Major ainda destaca, que apesar do número de voluntários ter aumentado, ainda é necessária a participação de mais pessoas que se voluntarie a integrar a equipe da Força Tarefa no município. Quem quiser e puder também pode ajudar fazendo doações, que podem ser entregues em um posto montado no Centro de Referência de Assistência Social – Cras.

 

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito Ronaldo Gomes já buscou junto ao Governo do Estado demandas para atender as carências dos desabrigados pelas cheias. As equipes da Assistência Social do município, estão visitando as famílias que foram deslocadas para abrigos do município, prestando assistência e levantando as demais necessidades das pessoas assistidas.

Da Redação, com informações  e fotos da Ascom da PML

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Luzilândia - PI
Atualizado às 16h00
33°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
33°

Sensação

5.7 km/h

Vento

39.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Portal da beleza acessórios
Luzilândia natural
Últimas notícias
Contabilidade Santa Clara
Mais lidas
Ponto do Açaí
Kurica