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Pipoca previne contra doenças e envelhecimento precoce

Pois é, o alimento é rico em nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças e combate ao envelhecimento precoce da pele.

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04/04/2019 09h57
Por: Edição Paula Andréas

O barulho do estouro do milho na panela é inconfundível. O cheiro, também. Quem não gostaria de incrementar e inserir à dieta a pipoca durante um final de semana? A boa notícia é que a iguaria pode fazer bem à saúde, desde que seja consumida de forma natural e controlada. Pois é, o alimento é rico em nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças e combate ao envelhecimento precoce da pele.

Estudo da Universidade norte-americana de Scranton, na Pensilvânia, apontou diversos benefícios da pipoca à funcionalidade do organismo. Pela análise, isso acontece porque o alimento é fonte de antioxidantes, ou polifenóis, substâncias importantes contra os radicais livres, moléculas que atacam as células e provocam desde o envelhecimento precoce até câncer

A quantidade de antioxidante da pipoca é tão grande que chega a superar as das frutas e verduras (uma porção de pipoca tem até 300 mg de antioxidantes --praticamente o dobro dos 160 mg das porções de frutas).

Super casca

Os pesquisadores descobriram ainda que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de fibra, substâncias que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Com isso, o alimento também auxilia na digestão, prolongando, assim, a sensação de saciedade.

Cuidados

A obtenção dos nutrientes depende também do consumo moderado e, principalmente, natural do alimento. As pipocas de micro-ondas, cobertas por manteiga, queijo ou outros alimentos gordurosos, como o bacon, trazem muita caloria e um nível de sal acima do recomendado, o que pode provocar hipertensão arterial, pedras nos rins, insuficiência renal, além de aumentar as chances das doenças autoimunes.

Pipoca doce

Para quem não resiste à pipoca doce, fica o alerta: ela costuma ser bem mais calórica do que a versão salgada, pois leva açúcar e outros ingredientes, como caldas e chocolate em alguns casos. Há quem adicione leite condensado, o que também agrega muitas calorias. O ideal é consumir pequenas quantidades. Além disso, procure fazer receitas mais saudáveis, que usem cacau, óleo de coco e outros ingredientes mais funcionais e menos calóricos.


Fonte: Estadão Conteúdo

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