menu
Luzilândia Piauí | Whatsapp: 86 99956-1389
Editor Chefe
Luzilândia - PI
DENÚNCIA
LUZILÂNDIA
LUZILÂNDIA
DENÚNCIA
Postada em 17/03/2017 ás 11h25 - atualizada em 21/03/2017 ás 19h55
Associação acusa ex-vereadora de desviar emenda para beneficiar Santa Casa de Saúde em Luzilândia
De acordo com a denunciante, a motivação seria política.
Associação acusa ex-vereadora de desviar emenda para beneficiar Santa Casa de Saúde em Luzilândia

A atual presidente da Associação do Assentamento Bela Vista em Luzilândia, Francisca Maria, enviou denúncia a este Site afirmando que a ex-vereadora Morgana Marques, com o apoio da ex-presidente daquela entidade, Gilvandete Otaviana da Silva, teriam articulado para que uma emenda parlamentar do deputado Federal Átila Lira, que destinava um veículo para a comunidade fosse desviada para beneficiar a Santa Casa de Saúde em Luzilândia. De acordo com a denunciante, a motivação seria política.



Francisca Maria afirma que o Deputado Federal Átila Lira havia liberado uma emenda parlamentar para aquisição de um veículo, uma S4 1000, para beneficiar à comunidade. Segundo ela, a empresa que ganhou a licitação para a compra veio entregar o veículo em Luzilândia, quem intermediou essa entrega teria sido a então vereadora Morgana Marques, juntamente com a presidente da associação na época Gilvadente Otaviana. Porem o veículo nunca foi entregue à comunidade, e estaria escondida na casa da ex-vereadora.  



De acordo com um dos assentados, que se identificou por Jean Otaviano, irmão da ex-presidente da associação daquela comunidade, a emenda teria sido articulada pelo Deputado Estadual Ismar Marques. “Nós ligamos para o deputado Ismar, e ele disse que a associação não tinha condição de manter o veículo, mas que mesmo sendo de outra associação, nós teríamos sempre que precisássemos direito ao veículo, mas não é a mesma coisa, tentamos argumentar com ele, mas ele desligou o telefone”, conta Jean.



Segundo Jean, um representante da CODEVASF confirmou o benefício ao vir a Luzilândia para fotografar o veículo, mas não o encontrou na comunidade. Ao procurarem a ex-vereadora, ele afirma que Morgana disse que o veiculo havia sido destinado a ela e que seria entregue à outra associação. “Elas fizeram tudo a escondida, queriam ficar com o veículo, a própria presidente nunca procurou a associação para explicar. Mandamos um oficio pedindo explicação, ela disse que não tinha nada a esclarecer, ela disse que não tinha mais nada da associação, nem ata, nem nada. Entraram com boletim de ocorrência, mas nada se resolveu”, explica.



Hoje os associados do Assentamento Bela Vista dizem que ver tudo isso como perseguição política. Visto que a comunidade, em sua maioria, não teria votado na então candidata a vereadora Morgana Marques, mostrando abertamente preferência por outro candidato. “Só pode ser isso, porque como que eles tiram algo que já era da nossa comunidade e passa pra outra, fizeram com o apoio da ex-presidente daqui sem nem nos comunicar”, desabafa Jean.



O outro lado



 Ex-vereadora Morgana Marques



A vereadora Morgana Marques nega as acusações de perseguição política, mas confirma que o veículo se encontra em sua residência e que a emenda foi transferida para beneficiar a Santa Casa de Saúde. Porém, segundo ela, a decisão de recusar o veículo para a comunidade teria partido da ex-presidente Gilvandente, alegando que a comunidade não teria condições de mantê-lo. “Os documentos da associação deles estavam vencido, a associação estava desarticulada, ela disse que não tinha interesse porque não tinham como tomar de conta, visto que nem 15 reais que precisavam pagar a associação, eles pagavam, então mandou um ofício para o gabinete do deputado Átila Lira dispensando o veículo”, conta.



Segundo Morgana a emenda do Deputado Federal Átila Lira foi destinada a ela enquanto vereadora para beneficiar quem ela apontasse dentro do parâmetro legal. “Essa emenda parlamentar é pessoal, não é pública. Quem pode receber é uma associação que estivesse com todos os tributos pagos, e que pudesse manter o veículo, que precisa de manutenção, emplacamento, combustível... com a dispensa da Gilvandete, o deputado Átila me ligou e pediu que eu apontasse outra associação, então disse que veria junto à Santa Casa de Saúde, mas não dispersando a associação e a coletividade, porque se eles precisarem pode ir à Santa Casa e pedir, claro que pagando uma taxa de manutenção, mas estará à disposição da comunidade”, explicou Morgana.



Morgana Marques afirma ainda que o veículo, uma S41000 de cor azul, se encontra em sua residência por uma questão de segurança, e que o veículo nunca saiu de lá desde que chegou. “Vou colocar um veículo desses em um porto de gasolina para ser roubado, ter suas peças roubadas, porque o dono do posto não se responsabiliza...”, argumenta. Segundo ela o documento do veículo não está no nome da Associação e sim da CODEVASF.



A ex-vereadora também nega as perseguições políticas. “Quem está fazendo a politicagem são eles, porque votaram no Fernando. Eu não faço isso, entendo o que é uma democracia, cada um tem sua simpatia, e vota em que quiser”, argumenta.



Sobre a denúncia, os assentados do Bela Vista dizem querer justiça e que a associação não fique prejudicada por perseguições de pessoas descompromissadas com o coletivo. “Depois das eleições eles nunca nos procuraram para conversar, tudo foi feito entre elas duas, com o poio do Deputado Ismar Marques, para beneficio deles”, diz jean.



 A Reportagem tentou entrar em contato com o Deputado Ismar Marques, citado na matéria, mas até o fechamento desta não obteve retorno.



Também insistimos em falar com a ex-presidente da Associação do Assentamento Bela Vista, através de um número informado como seu, mas a mesma não atendeu e nem retornou os telefonemas. Conseguimos falar com seu esposo, que nos informou que no momento Dona Gilvandete não se encontrava em sua residência e que, sobre o assunto, não tinha nada a esclarecer, ele também afirmou não ter o número de contato pessoal de sua esposa.


FONTE: Da Redação do Clica Luzilândia/Reportagem Paula Andreas.
leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
Um ano do Governo de Ronaldo Gomes, como você avalia a gestão "Pra Frente" ?

Ruim, esperava mais
2 votos - 100.0%

Ótima
nenhum voto - 0%

Boa, podia ser melhor
nenhum voto - 0%

Péssima
nenhum voto - 0%

Não sei, ainda é cedo para opinar.
nenhum voto - 0%

facebook
twitter
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium