Anuncio
Greve da Uespi

W. Dias sobre a greve na Uespi: “Eu peço aos servidores e alunos o bom senso”

Paralisação das atividades docentes e estudantis na instituição teve início nesta segunda e Governo explica que não tem como fazer reajuste.

19/03/2019 00h38
Por: Edição Paula Andréas

O governador Wellington Dias (PT) afirmou na manhã desta segunda-feira (18/03) à imprensa piauiense que falta bom senso aos professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ao deflagrarem greve em um momento em que o estado passa por dificuldades orçamentárias.

A paralisação das atividades docentes e estudantis na instituição teve início nesta segunda-feira e deverá continuar por tempo indeterminado, segundo o Sindicato dos Docentes de Ensino Superior (Adcesp). Dentre as reivindicações está a implantação do Plano de Cargos, Carreiras, recursos para assistência estudantil, o reajuste salarial, um novo concurso e a nomeação dos classificados no último certame.

“Eu tive a oportunidade de dizer aos líderes que têm problemas que não tem solução e esse é um exemplo. Tem a Lei de Responsabilidade Fiscal que o Estado é obrigado a cumprir. Eu precisaria descumprir uma lei para atender a Uespi, nessa hora, eu peço aos servidores e alunos da Uespi o bom senso”, informou o chefe do executivo piauiense.

A Adcesp, no entanto, não concorda e informou que os docentes estão há seis anos sem receber reajuste salarial, fator que fere a Lei Complementar 124 e ainda a Lei de Responsabilidade Social por não zelar e dar condições de funcionamento aos bens públicos. “O governador já está descumprindo a lei. Nós temos a Lei Complementar 124 que trata dos Planos de Cargos e Salários do professores da Uespi. Quando o governador não implementa nossas Promoções, Progressões e não dá o reajuste no salário de acordo com a inflação, está descumprindo nossa lei”, argumentou Antônio Dias, chefe de Comunicação da Adcesp.

Portas da Uespi estão interditadas e greve será por tempo indeterminado (Foto: Lorena Passos/OitoMeia)

O quadro de professores efetivos da Uespi também é pauta de debate. Segundo a categoria, a instituição deveria ter 1700 professores efetivos, mas só tem 1100. A reivindicação de que o Governo do Piauí não está aberto há negociações é outro argumento fortemente defendido pelos professores. Desde novembro 2018 os docentes dizem estar em busca das negociações.

“A gente entende que esse é só um argumento de quem não quer negociar. É um governo que etá se mostrando muito intransigente. Se não pode nos oferecer tudo que reivindicamos que ele sente na mesa e diga o que pode. A Lei de Responsabilidade Fiscal é quadrimestral. A gente quer que ele negocie agora, mas ele pode dizer muito bem dizer que só a partir de maio pode atender nossas reivindicações”, declarou a Adcesp.

ADESÃO
Na manhã desta segunda o sindicato dos professores organizou um ato público no portão de entrada da Uespi, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. A manifestação de apoio ao movimento “A Uespi se nega a morrer” reunião estudantes e docentes pedindo melhorias para a Universidade. De acordo com a categoria, a adesão à paralisação vem crescendo em todo Piauí.

“A adesão está muito boa. Hoje, o campus Torquato Neto fechou completamente, os alunos estão aderindo cada vez mais. Nos campus do interior, recebemos a informação de que está cada vez mais forte: em Parnaíba, Campo Maior, São Raimundo Nonato,Picos, Bom Jesus. A greve está muito boa e os colegas estão se conscientizando da situação grave que vivenciamos”, finalizou Antônio Dias.

O QUE DIZ O GOVERNO DO PI
A assessoria de comunicação do Governo do Piauí que informou que os professores foram recebidos diversas vezes pela reitoria da universidade. O Governo do Estado argumenta que no ano passado, como era período eleitoral, não era permitido nenhum reajuste. E disse ainda que neste ano não chegou nenhum pedido de reunião da categoria no Palácio de Karnak. Além disso, o Governo do Piauí declarou que a Lei de Responsabilidade Fiscal, é federal e se sobrepõe a Lei Complementar 124. Garante que não é permitido fazer reajustes, promoções e progressões que possam impactar a folha de pagamento enquanto o estado estiver acima do limite.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Luzilândia - PI
Atualizado às 06h08
22°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
22°

Sensação

14.1 km/h

Vento

85.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Dr. Saboia
Blogs e colunas
Portal da beleza acessórios
Luzilândia natural
Últimas notícias
Contabilidade Santa Clara
Mais lidas
Ponto do Açaí
Kurica