Segunda, 10 de dezembro de 2018
86 99956-1389
Luzilândia

08/10/2018 ás 17h10 - atualizada em 08/10/2018 ás 18h16

778

Edição Paula Andréas

Luzilândia / PI

Em disputa local, Janainna é eleita e ganha em votos em todos os cargos disputados
Em Luziândia, na disputa entre Janainna Marques (PTB) e Ronaldo Gomes (PTC), a candidata eleita à deputada estadual desbancou o atual prefeito de Luzilândia nos apoios aos cargos disputados nas eleições 2018.
Em disputa local, Janainna é eleita e ganha em votos em todos os cargos disputados
Foto: Assessoria

Uma campanha acirrada, com lideranças locais disputando os votos dos eleitores para o governo e para as vagas de deputados e senadores, marcaram as eleições 2018 em Luzilândia. A divisão da cidade entre eleitores do Dr. Pessoa (Solidariedade) e Wellington Dias (PT) deram o tom da campanha e acirrou a disputa entre oposição e situação na cidade. Porém, na disputa local entre Janainna Marques (PTB) e Ronaldo Gomes (PTC), a candidata eleita à deputada estadual desbancou o atual prefeito de Luzilândia em todos os cargos concorridos.


 Governo do Estado


Para o governo, Janaínna Marques saiu na frente e ajudou a reeleger o governador do PT, Wellington Dias, no primeiro turno, com 55%,66 (966, 468). Em Luzilândia, W. Dias obteve 7.025 votos, acabando com ilusão do prefeito de Luzilândia, Ronaldo Gomes, de ter um Governador aliado. Seu candidato, Dr. Pessoa, obteve 20,48% das intenções de votos em todo o Estado, em Luzilândia obteve 5.018 votos.


Wellington Dias é reeleito governador e vai para o 4º mandato


Senado


Janaína também reelegeu seus dois candidatos ao Senado, Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (PP), esse que também teve o apoio do prefeito Ronaldo Gomes, para as duas vagas no Senado. O candidato Dr. Marcos (PTC), apoiado apenas  pelo Prefeito, ficou na sétima colocação em números de votos.


Deputados Estaduais


Como candidata, Janainna Marques conseguiu se eleger como a deputada mais bem votada na cidade, com 6.949 votos. Mais que o dobro dos votos conquistado pelo candidato à deputado, apoiado  pelo prefeito Ronaldo Gomes, Evaldo Gomes (PTC), que recebeu 3.053 votos. No entanto, na contagem geral, os dois candidatos Janainna e Evaldo conseguiram uma vaga na Alepi, a Petebista com 41.653 votos e ele com 26.851 votos.


Janainna Marques, em seis candidaturas na vida política, conseguiu se eleger em todas, se destacando como a maior liderança política da região de Luzilândia.



Veja quem foram os deputados estaduais eleitos na Assembleia Legislativa


Deputados Federais


Para Deputado Federal, Luzilândia perdeu representatividade. Ismar Marques, que pleiteou uma vaga na Câmara, mesmo sendo o mais votado em Luzilândia, com 3.538 votos, não conseguiu se eleger na contagem geral, obtendo apenas 12.585 votos.  Mesmo conseguindo uma votação expressiva em Luzilândia, apoiados por Janainna Marques, também não conseguiram reeleição os candidatos Mainha Filho (PP) e Paes Landim (PTB). Já a candidata Dr. Marina (PTC), apoiada pelo prefeito Ronaldo Gomes, foi a terceira mais votada em Luzilândia e ficou em 9° lugar, conseguindo se eleger entre os dez mais votados para a Câmara de Deputados Federais do Piauí.



 Câmara dos Deputados: confira quais os deputados federais eleitos pelo Piauí nas eleições 2018



Apoios Locais


Outros candidatos, conhecidos na região, também receberam apoio de lideranças locais. A ex-prefeita Ema Flora apoiou os candidatos Luciano Nunes (PSDB) para o Governo Estadual, Zé Filho (PSDB) para o legislativo Estadual, e Juliana Morais Sousa (PSB) para o Federal, os três não conseguiram se eleger. Outros candidatos como Limma (PT), apoiado por parte do STTR local e Themistocles Filho (MDB) apoiados pela vice prefeita Jaqkeline Aguiar (MDB), conseguiram uma vaga na Alepi.


Outras Candidaturas


Alguns luzilandenses tentaram uma vaga nos poderes legislativos constituintes, mas não obtiveram êxitos. Candidatos a Deputados Estaduais Francisco Automelho (PRP) conseguiu em Luzilândia 249 votos, conquistando 874 votos em todo Piauí. Raquel Lima (PMN) também tentou uma vaga na Alepi, mas em Luzilândia obteve 49 votos, 350 no geral. Para a Câmara Federal a conhecida líder politica do Dnocs, Mazé do Vale (PTB), não aparece como votada nas eleições no Site do TSE, entramos em contato com a mesma e ela informou que os advogados do Partido estão investigando o que aconteceu.


Presidente


Para Presidente do Brasil, os três candidatos mais votados foi Fernando Haddad (PT), Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT)  (Veja Tabela abaixo). Em Luzilândia houve manifestações contrárias e favor ao candidato Bolsonaro, o mais votado no primeiro turno com 46,03% das intenções de votos.  Porém no município, a grande maioria dos votos foi para o candidato do PT, Fernando Haddad. Para a disputa do segundo turno das eleições, Janainna Marques se posicionou em seu discurso, após a apuração das urnas, dizendo #EleNão. Ronaldo Gomes não se manifestou publicamente sobre apoio à Presidência da República, mas pessoas próximas afirmam que o mesmo apoia Jair Bolsonaro.




 


Paula Andréas/ Jornalista e editora do Clica Luzilândia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium