Segunda, 19 de novembro de 2018
86 99956-1389
Legislativo Municipal

16/08/2018 ás 01h23 - atualizada em 16/08/2018 ás 01h31

305

Edição Paula Andréas

Luzilândia / PI

Vereadores de Luzilândia são vítimas de Fake News
O perfil disseminou uma notícia falsa que foi rapidamente compartilhadas nos grupo de WhatsApp.
Vereadores de Luzilândia são vítimas de Fake News

Três vereadores de Luzilândia foram atacados por um Perfil Fake em uma rede social na manhã desta terça-feira (15). Sem citar nomes, mas usando de palavras pejorativas para caracterizar os vereadores, o perfil disseminou uma notícia falsa que foi rapidamente compartilhadas nos grupo de WhatsApp.


De acordo com a postagem da conta fake, três vereadores, da base de oposição ao governo municipal, teriam denunciado ao Ministério Público possíveis irregularidades no processo de seleção do PARFOR (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) que é destinado aos professores da rede pública da educação básica, sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. O debate sobre as irregularidades surgiu após questionamentos na forma de seleção feita em Luzilândia.



Os vereadores negam a informação, e afirmam que não houve intenção e nem articulação por parte deles para uma possível denuncia. “A intenção dessa pessoa é claramente colocar a população contra os vereadores” afirma um dos mencionado.


A conta Fake intitulada “O Uivo do Guerreiro” não é mais encontrada na busca do Facebook, mas pode voltar. Após repercussão, não se sabe o motivo, a conta foi excluída ou, possivelmente denunciada e não é mais encontrada nas buscas.


Veja também: Redes Sociais: Cresce o número de perfis fakes em Luzilândia


Ultimamente em Luzilândia vários perfis falsos, que também são conhecidos como ‘avatar’ ou 'fakes', surgem na rede social Facebook e dão o que falar na cidade por trazerem à tona temas ligados à política ou politicagem local. A maioria das informações é sem fundamento, apenas opinativas, mas expõe ou caluniam figuras políticas ou pessoas conhecidas na cidade.


Como Denunciar uma conta Fake


Quem for vítima de difamações e calúnias em falsas páginas do Facebook pode denunciar na própria página. Ao entrar na rede social, é preciso ir até a opção perfil, em seguida, clicar no ícone configurações, do lado direito, acionar a opção denunciar/bloquear, selecionar a opção "este perfil está fingindo ser alguém ou é falso” e clicar em confirmar. Há ainda a opção de informar que o perfil da página “ não representa uma pessoa de verdade”.


O perfil fake também pode ser excluído da rede social. Nesse caso é preciso que outros usuários também denunciem a página. Quando isso acontece, o proprietário da conta não consegue efetuar o login até que ele prove que sua página na rede social é verdadeira. O perfil vai continuar disponível para visualização na rede social, mas o dono do falso perfil terá o login bloqueado.


 


Da Redação do Clica Luzilândia/ Legislativo Municipal

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Legislativo Municipal

Legislativo Municipal

Blog/coluna Um espaço para levar à população as notícias do Legislativo de Luzilãndia
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium