Sábado, 21 de julho de 2018
86 99956-1389
colunas

03/07/2018 ás 20h09 - atualizada em 03/07/2018 ás 20h37

280

Redação

Luzilândia / PI

Conselhos Municipais em Luzilândia. Eles existem?
Existem! Por Lei devem existir e cumprir, ou deveriam cumprir, papel importante no município.
Conselhos Municipais em Luzilândia. Eles existem?
Foto: Divulgação

Nos últimos dias, algumas denúncias relacionadas à saúde em Luzilândia me motivaram (como redatora do Clica Luzilândia) a procurar o Conselho Municipal de Saúde, e buscar informações junto ao mesmo sobre sua atuação, e publicar para o conhecimento da comunidade seus trabalhos. Para quem não sabe, o Conselho de Saúde é formado pela representação da sociedade, que fiscaliza os recursos da área e também o andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. Pelo menos isso foi o que pesquisei; o de Luzilândia eu não sei, porque as informações da atuação do mesmo foram-me negadas.


O fato me causou estranheza e frustração; primeiro porque não entendi como um espaço que representa uma sociedade se fecha à mesma, onde apenas algumas representações conhecem e comungam do que é debatido lá dentro. OK! eu entendo essa coisa de representatividade. Mas, não cabe aos representados saberem o que é discutido lá dentro?!


Outros Conselhos, aqui mesmo no Piauí, divulgam até seu calendário anual, (vejam a matéria) sem perca ou danos a seus serviços, pelo contrário, dessa forma informam e motivam a população a participar das plenárias.


O contato com o Conselho foi feito através de meu e-mail particular, todo bonitinho, cumprindo com todas as polpas que se espera de um pedido oficial. A resposta ao meu e-mail, ainda não recebi. Mas, como sabia que o Conselho havia se reunido, indaguei ao Presidente, que informou-me a negativa da resposta. Perguntado o motivo, ele disse que:


 -- A maioria “tinha achado melhor não”! Rsrs, eu ri de nervoso! Espero que em uma possível resposta oficial, me venha uma desculpa mais esclarecedora.


Os conselheiros, na reunião, ao analisarem meu pedido, entenderam que, caso eu quisesse alguma informação, que me dirigisse até o conselho. Mas, não foi isso que fiz? E como vou querer saber de alguma informação, se o que é discutido lá dentro não é divulgado?! O que eu soube e que me motivou a procurar o conselho, foi que as contas da saúde de fevereiro de 2018 foram aprovadas sem unanimidade e com ressalvas, e que a gestão deveria dar algumas explicações.  Essas informações eu soube porque sou  jornalista e isso  me motivou a buscar mais. Você, que tá lendo esse texto, se não for conselheiro, provavelmente nunca iria saber disso.


E esse é o X da questão. Você, cidadão, poderia estar por dentro das pautas do Conselho da Saúde, ou qualquer outro, se participasse das reuniões que, como fui informada, é aberto à população. O difícil vai ser você se organizar para participar de todas as reuniões dos Conselhos Municipais, sem ao menos saber local, hora, dia, ou até mesmo se eles existem!


O bom de toda essa história é que fui informada que todas as resoluções agora serão publicadas no mural da Sede do Conselho Municipal, que fica na Avenida Presidente Vargas. E as datas das plenárias que acontecem depois de cada dia 25 do mês, e que são realizadas às vezes na Câmara de vereadores ou na Secretaria Municipal de Saúde, serão divulgadas nos murais da Câmara, Ministério Público, Hospital, Santa Casa, Secretaria de Saúde e das entidades que fazem parte do Conselho.


O Site Clica Luzilândia também poderia prestar esse serviço e divulgar, de forma gratuita, e com certeza, com uma capacidade maior de alcance, as datas de reuniões, assim com as demandas, resoluções, ações do Conselho, mas parece que visibilidade não é de interesse do Conselho.


 


Paula Andreas/Jornalista e editora chefe do Clica Luzilândia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Opinando

Opinando

Blog/coluna Sou Jornalista por formação, comunicadora popular por opção e tenho um Site e Opinião. Resolvi opinar!
Paula Andréas, muito prazer! Essa é minha coluna no Clica!


E-mail: [email protected] Twitter: https://twitter.com/paulaandreas
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium