Quarta, 24 de outubro de 2018
86 99956-1389
Política

08/06/2018 ás 08h42

177

Edição Paula Andréas

Luzilândia / PI

Sem Lula, Bolsonaro tem 25%, mas perde para brancos, nulos e indecisos: 40%
Bolsonaro alcança entre 21% e 25% das intenções de voto, à frente de Ciro Gomes (PDT), e de Fernando Haddad.
Sem Lula, Bolsonaro tem 25%, mas perde para brancos, nulos e indecisos: 40%

Uma boa notícia para o pré-candidato à presidência do PSL, Jair Bolsonaro. Uma pesquisa do portal Poder360 coloca o ex-militar em primeiro lugar na corrida eleitoral deste ano, batendo todos os adversários no segundo turno. Num exercício com diversos cenários, sempre com o ex-presidente Lula fora da disputa, Bolsonaro alcança entre 21% e 25% das intenções de voto, à frente de Ciro Gomes (PDT), e de Fernando Haddad. Este último entraria em campo como o nome do PT, substituindo Lula. O levantamento, feito entre os dias 25 e 31 de maio – em plena greve dos caminhoneiros –, ouviu 10.500 pessoas por telefone em 349 cidades do país. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual.

A quatro meses das eleições, porém, os brasileiros parecem ter mais certeza que não querem votar em ninguém, diante dos nomes disponíveis até o momento. O número de brancos e nulos chega a 29%. Somados aos indecisos, o total dos que não têm voto para o dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições, fica entre 36% e 40%. O cenário favorece Bolsonaro, que ocupa com folga o espectro da direita e extrema direita e tem, segundo o Poder360%, 77% do eleitorado fiel, ou seja, eleitores que garantem que não mudarão seu voto no pré-candidato do PSL até outubro.


Nos cenários desenhados pela pesquisa, nenhum candidato de centro/direita ultrapassa 8% das preferências. O tucano Geraldo Alckmin aparece com 7%, o ex-prefeito de São Paulo João Dória tem 6%, assim como Álvaro Dias (Podemos). Já na centro-esquerda, Ciro Gomes tem entre 11% e 12%, Haddad entre 6% e 8%, e Marina Silva entre 6% e 7%. O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que deve defender o legado do governo Michel Temer, mantém 1% das intenções, assim como Rodrigo Maia (DEM).


Em projeções para o segundo turno, Bolsonaro se sai melhor em todas as possibilidades, com os brancos e nulos chegando a 39%. Se disputar com Ciro, o ex-militar ficaria com 34% das intenções contra 21% do pedetista. Com Marina Silva, ele teria 35%, contra 25% da candidata da REDE. Haddad e Alckmin lograriam 20% dos votos em segundo turno, mas Bolsonaro venceria por 35% e 31%, respectivamente.





Fonte: Elpaís
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium