Sábado, 21 de abril de 2018
86 99956-1389
Luzilândia

11/04/2018 ás 19h55 - atualizada em 15/04/2018 ás 10h44

1.320

Redação

Luzilândia / PI

Rio Parnaíba continua a subir e Luzilândia eleva alerta
A Chesf informou em nota que o reservatório atingiu 92% do seu volume útil no dia 11 e por conta das fortes chuvas precisou aumentar a vazão defluente da usina para 1400 metros cúbicos.
Rio Parnaíba continua a subir e Luzilândia eleva alerta
Foto: CidadeVerde

Atualizada às 08h30


O Rio  Parnaíba atingiu a cota de inundação na cidade de Luzilândia, a 234 km ao Norte de Teresina. Boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deste sábado (14) mostra que o nível da água chegou a 5,76 metros, sendo que o limite é de 5,70 metros. Os dados foram coletado às 6h.


A previsão é que o Rio Parnaíba continue a subir no município. De acordo com a CPRM, até 17h30 de hoje o nível deve chegar a 5,81 metros.


Equipes da Defesa Civil de Luzilândia estão neste momento auxiliando a retirada das famílias de casa. Só o Rio Parnaíba deve desabrigar 25 famílias agora de manhã, somando quase 100 pessoas. No total, já são 300 famílias cadastradas da prefeitura sofrendo o efeito das chuvas e enchente.


"Estamos saindo agora para acompanhar a situação. De ontem para hoje ele (Rio Parnaíba) subiu muito e superou a cota de risco. As pessoas que foram afetadas agora que estão resolvendo sair. São em torno de 25 famílias. Mas no total já temos 300 famílias afetadas pelo inverno rigoroso na zona  urbana e rural", disse Juciê Rodrigues, da Defesa Civil.


Os desabrigados estão sendo levados para casas de parentes que moram em regiões mais altas da cidade e abrigos da prefeitura. As escolas ainda não sendo usadas. "As escolas só e último caso", salientou Juciê. Um idoso precisou ser resgatado de maca da casa  totalmente ilhada e foi levado para o hospital para ser medicado.


De acordo com a Defesa Civil, caso o nível  do rio continue a subir, Luzilândia deve registrar mais de 400 famílias atingidas. O município aguarda a chegada de mantimentos para os desabrigados.


Já distribuímos peixe para a população e estamos aguardando a chegada das cestas básicas, colchões. Estamos com psicólogo atendendo e todo o aparato do município envolvido nessa batalha. Estamos apelando para a consciência das pessoas e que elas saiam antes de um dano maior.


Hérlon Moraes/CidadeVerde


Atualizada às 17h30


O município de Luzilândia elevou o estado de alerta em que se encontra pela possibilidade de chegada das águas liberadas da barragem de Boa Esperança na última semana. Segundo o prefeito Ronaldo Gomes (PTC), a água que começou a ser liberada da usina deve chegar à cidade nesta quinta-feira (12), mas o município já está preparado para a possibilidade de inundação. "As águas continuam subindo, mas a prefeitura está pronta para a qualquer hora do dia ou da noite estarmos disponíveis para resgatar as pessoas que dizem que só vão sair quando a água chegar até as casas", explicou.


Ronaldo esteve em Teresina para buscar da Defesa Civil ajuda com colchões, cobertores e material de higiene para as famílias que devem ser abrigadas em galpões nos próximos dias na Cidade.  "15 famílias já deixaram suas casas e foram para a casa de parentes. A prefeitura agora cuida de seis famílias que estão isoladas por conta da cheia da Lagoa do Cajueiro", completou. 


(Fonte: CidadeVerde


Atualizada às 14h30


O prefeito Ronaldo Gomes esteve na manhã desta quinta-feira (12/04), em Teresina, onde foi entregar  ao Secretário de Defesa Civil do Estado do Piauí, Raimundo Coelho, o decreto de emergência do município e requereu os recursos assistenciais para as famílias Luzilandenses atingidas pelas águas do rio Parnaíba. No início da tarde o Prefeito também concedeu entrevista ao Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde, onde falou da situação de risco de inundação no município. 


Atualizada às 11h30


Equipes da Prefeitura estão mapeando famílias em risco de inundação em Luzilândia


Equipes da Prefeitura estão mapeando famílias em risco de inundação em Luzilândia Na manhã desta quinta-feira (12)  funcionários da Prefeitura de Luzilândia, orientados pelo assessor Jurídico João Carlos e pela Secretária de Desenvolvimento Rural, Morgana Marques,  realizaram uma reunião para a formação de equipes que farão mapeamento e cadastramento de famílias em áreas de riscos durante todo dia de hoje.  Esses grupos irão percorrer os bairros e localidades que são atingidos pelas cheias do rio Parnaíba, lagoas e áreas com açudes.


Atualizada às 20h30


Com alerta de inundação em Luzilândia, autoridades se reúnem para decidir estratégias


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas


Após alerta, autoridades políticas dos municipio de Luzilândia, e cidades da região, se reuniram com a Defesa Civil para pensar estratégia de ação. Uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (11) em Luzilândia  conta com a presença da vice governadora  Margaete Meneses, a deputada Janaínna Marques, do Prefeito de Luzilândia, Ronaldo Gomes, o prefeito de Joca Marques Betão, a prefeita de Esperantina Vilma Amorim alem de outras autoridades e equipes da Defesa Civil.


A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Allex Cunha, João Carlos, Ronaldo Gomes e Mauro Henrique, pessoas sentadas


Mais cedo, o prefeito o Ronaldo Gomes havia se reunido com agentes da Defesa Civil do Estado do Piauí e disponibilizou o prédio da Guarda Municipal para a estadia dos 25 militares que chegaram no município, além de toda a alimentação para quantos dias forem necessários. Os militares ajudarão na força tarefa juntamente com a Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal e Voluntários que já estão apostos para agir quando necessário.


 Serviço Geológico do Brasil emite alerta para inundação no rio Parnaíba em Luzilândia


O rio Parnaíba no município de Luzilândia (PI) está a apenas 10cm de atingir a cota de inundação. A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O rio alcançou 5,5 metros nesta terça-feira, dia 11/04, às 17h30. Naquela estação o rio transborda aos 5,6 metros. De acordo com o último boletim emitido pelo órgão, que é responsável pelo monitoramento das cheias na bacia do rio Parnaíba, se mantidas as condições meteorológicas de chuvas consideráveis na região norte do estado do Piauí, é possível que o nível de inundação seja alcançado nas próximas 24 horas.


Conforme o engenheiro hidrólogo da CPRM Roberto José Fernandes, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba (SAH Rio Parnaíba), os níveis do rio Poti e do rio Parnaíba estão com previsão de alta nas próximas horas. “O quadro mais crítico que possuímos hoje na bacia é o município de Luzilândia, onde o rio está em alerta desde a semana passada, portanto, solicitamos que todos os órgãos competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos”, alertou.



Os dados hidrológicos utilizados na previsão são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA).


Aguarde mais informações


Da Redação do Clica Luzilândia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium