Quinta, 26 de abril de 2018
86 99956-1389
Piauí

09/04/2018 ás 09h33 - atualizada em 10/04/2018 ás 19h00

49

Redação

Luzilândia / PI

Exército ajuda a remover famílias próximo a Barragem do Bezerro
Em José de Freitas, equipes percorrem áreas consideradas de risco diante do alerta de evacuação.
Exército ajuda a remover famílias próximo a Barragem do Bezerro

A prefeitura de José de Freitas decretou situação de emergência diante do risco de rompimento da Barragem do Bezerro. Fissuras na parede do reservatório, que tem capacidade para mais de 11 milhões de metros cúbicos, foram identificadas na manhã deste domingo (08/04). Danos na estrutura do “paredão” e o risco de inundação de comunidades próximas à barragem foi atestado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).



No final da tarde o Exército chegou a José de Freitas para ajudar na mobilização pela retirada das famílias das áreas consideradas de risco. As equipes percorrem ainda comunidades rurais buscando famílias que têm pouco acesso a comunicação, alertando sobre os riscos. O 25º Batalhão de Caçadores enviou um pelotão com 40 militares, 5 viaturas e uma ambulância com equipe médica para apoiar na evacuação.


O governo do Estado também se pronunciou na noite deste domingo, informando que uma força-tarefa foi montada para atuar no diagnóstico e correção da falha verificada na barragem. Os técnicos da Defesa Civil e IDEPI continuam trabalhando para evitar o pior. Apesar dos esforços, o aviso para a saída de famílias das áreas de risco permanece.


MP ingressou com ação em fevereiro pedindo recuperação do paredão


Em fevereiro deste ano, o promotor Flávio Teixeira de Abreu Júnior ingressou na comarca de José de Freitas com uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Justiça obrigasse o estado e a prefeitura de José de Freitas, a tomar providências em relação à Barragem do Bezerro.


Na ação, o promotor considerava justamente a ocupação ilegal de terrenos no entorno da barragem e, principalmente, a recuperação da estrutura do paredão, que agora ameaça romper.


 


Fonte: OOLhar

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium