Quinta, 26 de abril de 2018
86 99956-1389
Política

30/03/2018 ás 20h45 - atualizada em 01/04/2018 ás 20h45

53

Redação

Luzilândia / PI

Joaquim Barbosa se filiará ao PSB e aparece como presidenciável
Próximo passo do partido é lançar o nome do ex-ministro à Presidência da República.
Joaquim Barbosa se filiará ao PSB e aparece como presidenciável

Após quase seis meses de negociações, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, enfim, acertou sua filiação ao PSB. A intenção do partido é lançá-lo a pré-candidato a presidente da República nas próximas semanas. O acordo foi feito na manhã dessa quinta-feira (29), após reunião com o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, e com o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), que migrou da Rede para o partido no último mês.

Para assinar a filiação, Barbosa teria exigido algumas condições do partido, como não fazer coligações e alianças com políticos investigados pela Justiça, e não aceitar doações de empresas investigadas.

“Agora vamos partir para outra etapa, que é construir a candidatura ao Planalto. Cada coisa a seu tempo”, disse o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), líder do partido na Câmara. O mineiro participou das negociações com o ex-ministro – parte dos encontros entre a cúpula da legenda e Barbosa, inclusive, aconteceu na casa de Delgado em Brasília. Por conta de uma pneumonia, o mineiro não esteve presente no encontro decisivo dessa quinta-feira (29).

Nacionalmente, a aposta do PSB é retomar o aspecto de esquerda historicamente ligado ao partido. Este “resgate ideológico” da legenda tem sido feito principalmente por Carlos Siqueira, maior entusiasta da candidatura de Barbosa desde o início das negociações.

Na avaliação do presidente da legenda, Barbosa se apresenta como uma figura pública anticorrupção, séria e com tom de renovação na política. Por conta disso, o agora presidenciável teria votos não apenas da esquerda, como também de eleitores que tradicionalmente seguiriam candidatos de direita, como o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

De acordo com interlocutores ligados ao PSB, o ex-ministro José Dirceu (PT), que cumpre prisão domiciliar em São Paulo, teria alertado lideranças petistas para o potencial de crescimento da candidatura do ex-presidente do STF.

Alianças. 

Antes mesmo da filiação de Barbosa no PSB, o ex-ministro já se movimentava para viabilizar alianças. Emissários que possuem bom trânsito com ele e com a ex-ministra do Meio Ambiente e também pré-candidata a presidente Marina Silva (Rede) têm se reunido constantemente. Também ex-integrante do STF, Carlos Ayres Britto foi um dos responsáveis pela interlocução.

“Há boas chances de uma aliança com a Marina ser construída”, garante um cacique do PSB. Neste cenário, a líder da Rede seria candidata a vice de Barbosa. Entre outras curiosidades, a dupla seria a primeira chapa composta por dois negros concorrendo à Presidência na história do Brasil.


Lacerda ainda crê em aliança com Ciro

Pré-candidato ao governo de Minas, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) classificou a filiação de Joaquim Barbosa no partido como “muito bem-vinda”. Lacerda, no entanto, ainda não vê o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal como candidato à Presidência, visto que uma decisão nesse sentido aconteceria em julho.

Historicamente próximo ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT), também pré-candidato a presidente e com quem trabalhou em Brasília, Lacerda ainda acredita em uma aproximação entre as executivas nacionais de PSB e PDT. Em visita a Belo Horizonte, Ciro pediu que Lacerda estivesse no palanque com ele durante a campanha em Minas.



Fonte: OTempo
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium