Segunda, 10 de dezembro de 2018
86 99956-1389
Luzilândia

26/03/2018 ás 20h26 - atualizada em 26/03/2018 ás 20h40

647

Edição Paula Andréas

Luzilândia / PI

Defesa Civil emite alerta para risco de enchente em Luzilândia e mais sete cidades do PI
odas as comissões municipais foram comunicadas para acompanhar o avanço das águas do rio, que já atingiu seu nível de alerta.
Defesa Civil emite alerta para risco de enchente em Luzilândia e mais sete cidades do PI
Foto: Paula Andréas

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para oito municípios do Piauí que possuem comunidades ribeirinhas no Rio Parnaíba. São eles: Floriano, Amarante, Nazária, União, Porto, Miguel Alves, Madeiro e Luzilândia. Todas as comissões municipais foram comunicadas para acompanhar o avanço das águas do rio, que já atingiu seu nível de alerta entre os municípios de Barão do Grajaú, no Maranhão e Floriano, a 244 km de Teresina.


Dados hidrometeorológicos da Bacia do Rio Parnaíba, mostram a elevação do rio no posto em Barão de Grajaú chegou a 1,09 m, alcançando a cota de 672 cm na última medição realizada as 14h24 desta segunda-feira (26). A partir de 700cm a medida é considerada como alerta. 


"Emitimos alerta para todo o trajeto das cidades ribeirinhas para que evitem prejuízos com uma possível inundação. Essa água deve estar chegando à capital e regiões mais próximas em dois dias", explicou Hélio Isaías, Secretário Estadual de Defesa Civil.



LEIA O BOLETIM COMPLETO AQUI


O Serviço Geológico do Brasil - CPRM também solicitou  que os órgãos envolvidos com a salvaguarda das populações ribeirinhas às margens do rio Parnaíba, especialmente dos municípios de Barão de Grajaú-MA e Floriano-PI, passem a também acompanhar a evolução das condições do rio, bem como iniciem o planejamento de ações emergenciais para prevenção de perdas humanas e materiais caso o rio Parnaíba venha a atingir cotas acima do nível de inundação em seus municípios.


Barragem Boa Esperança


Procurada pelo Cidadeverde.com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), informou em nota que o Reservatório de Boa Esperanla encontra-se com 83,5% de sua capacidade de armazenamento e sua vazão total está em 1005 metros cúbicos por segundo (m³/s), considerado um volume normal para esse período.  A Empresa está operando o Reservatório de modo a aguardar as próximas chuvas que estão previstas, por isso as comportas estão parcialmente abertas. Aágua que chega do reservatório está em 645 m³/s.


Fonte: Rayldo Pereira/Cidadeverde

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium