menu
Luzilândia Piauí | Whatsapp: 86 99956-1389
Editor Chefe
Luzilândia - PI
CONDENAÇÃO DE LULA
BRASIL
BRASIL
CONDENAÇÃO DE LULA
Postada em 24/01/2018 ás 19h06 - atualizada em 29/01/2018 ás 20h14
Veja a repercussão na imprensa internacional da condenação de Lula em 2ª instância no TRF-4
Veja o que os veículos estrangeiros disseram.
Veja a repercussão na imprensa internacional da condenação de Lula em 2ª instância no TRF-4

A imprensa internacional noticiou amplamente a decisão unânime dos desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) , em Porto Alegre, em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP).



Veja abaixo o que os veículos estrangeiros disseram:



The Guardian



Guardian noticia a manutenção da condenação de Lula (Foto: Reprodução/The Guardian)Guardian noticia a manutenção da condenação de Lula (Foto: Reprodução/The Guardian)



Guardian noticia a manutenção da condenação de Lula (Foto: Reprodução/The Guardian)



O jornal britânico de "The Guardian" ressalta que a decisão "complica seus planos para concorrer a um terceiro mandato e marca uma extraordinária mudança de sorte para o líder mais popular da história brasileira moderna".



"A decisão significa que Lula está legalmente inelegível nas eleições presidenciais de outubro - embora ele ainda tenha uma série de outras opções legais, dependendo do voto do terceiro juiz. Poucos observadores acreditam que o ex-presidente será preso", observa o diário inglês.



 



El País



 



Jornal espanhol 'El País' noiticia decisão da segunda instância sobre recurso do ex-presidente Lula (Foto: Reprodução/ El País)



Jornal espanhol 'El País' noiticia decisão da segunda instância sobre recurso do ex-presidente Lula (Foto: Reprodução/ El País)



O jornal espanhol “El País” afirma que a condenação por corrupção “compromete as aspirações do político de esquerda para um novo mandato nas eleições presidenciais de outubro”, já que a sentença significa que ele será declarado inelegível. Mas o jornal lembra também que Lula “pode recorrer para adiar a execução e ganhar tempo numa tentativa de chegar em eleições em que todas as pesquisas o colocam como o grande favorito”.



 



Al Jazeera



 



Rede Al Jazeera noticia decisão sobre recurso do ex-presidente Lula nesta quarta-feira (24) (Foto: Reprodução/Al Jazeera)Rede Al Jazeera noticia decisão sobre recurso do ex-presidente Lula nesta quarta-feira (24) (Foto: Reprodução/Al Jazeera)



Rede Al Jazeera noticia decisão sobre recurso do ex-presidente Lula nesta quarta-feira (24) (Foto: Reprodução/Al Jazeera)



rede Al Jazeera, sediada no Catar, ao noticiar a decisão, diz que ela deve “exacerbar as tensões sociais no Brasil, que nos anos anteriores foi abalado por crises política, econômica e institucional”. O texto publicado em seu site afirma que o julgamento em Porto Alegre foi acompanhado de protestos contrários e a favor do ex-presidente: “Milhares de apoiadores de Lula da Silva se reuniram com cartazes com o slogan ‘Eleição sem Lula é fraude’. Em outros lugares de Porto Alegre, multidões opositoras de reuniram para comemorar a condenação”.



 



Financial Times



 



Lula no 'Financial Times' (Foto: Reprodução/Financial Times)Lula no 'Financial Times' (Foto: Reprodução/Financial Times)



Lula no 'Financial Times' (Foto: Reprodução/Financial Times)



diário econômico britânico destaca que "os ativos brasileiros, que já estavam se recuperando muito antes da decisão, ampliaram seus ganhos nas notícias".



"Embora o senhor Lula da Silva seja possa apresentar novos recursos nos tribunais superiores, ele tem tempo limitado para revogar a decisão no lento sistema de Justiça do Brasil antes que o tribunal eleitoral do país anuncie os candidatos oficiais, em agosto", destaca o jornal.



"Ele também não será preso pelo menos até que esgote todas as vias de recurso dentro do tribunal de Porto Alegre, conhecido como TRF4, um processo que pode levar várias semanas ou mesmo meses", acrescenta o "Financial Times".



 



El Clarín



 



Decisão sobre condenação de Lula é manchete no site do jornal argentino 'El Clarín' na tarde desta quarta-feira (24) (Foto: Reprodução/ El Clarín)Decisão sobre condenação de Lula é manchete no site do jornal argentino 'El Clarín' na tarde desta quarta-feira (24) (Foto: Reprodução/ El Clarín)



Decisão sobre condenação de Lula é manchete no site do jornal argentino 'El Clarín' na tarde desta quarta-feira (24) (Foto: Reprodução/ El Clarín)



notícia é manchete do site do jornal argentino “El Clarín”, que em seu texto destaca a fala do juiz Leandro Paulsen, o segundo desembargador a dar o seu voto, de que a participação de Lula no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras é “inequívoca”.



O jornal afirma também que o processo pode durar vários meses, já que “Lula não será detido até que sua defesa esgote todos os recursos de apelação”. E observa que “as ruas ao redor da corte contavam com um enorme deslocamento de segurança para evitar possíveis distúrbios”.



 



The New York Times



 



O 'New York Times' afirma que a decisão do TRF-4 é uma vitória dosprocuradores que classificam Lula como personagem central da corrupção no sistema político brasileiro (Foto: Reprodução/New York Times)O 'New York Times' afirma que a decisão do TRF-4 é uma vitória dosprocuradores que classificam Lula como personagem central da corrupção no sistema político brasileiro (Foto: Reprodução/New York Times)



O 'New York Times' afirma que a decisão do TRF-4 é uma vitória dosprocuradores que classificam Lula como personagem central da corrupção no sistema político brasileiro (Foto: Reprodução/New York Times)



mais importante jornal americano aponta que a decisão do TRF-4 é um "golpe significativo" na missão de Lula de alcançar um terceiro mandato.



"A decisão foi uma vitória para os promotores no que pode ser o caso de maiores proporções no confronto entre o Poder Judiciário brasileiro e a elite política. Os promotores têm retratado o Sr. da Silva, que também é acusado em outros seis casos de corrupção, como um elemento fundamental do sistema político endemicamente corrupto do Brasil", analisa "The New York Times".



 



BBC



 



Rede britânica BBC noticia condenação de Lula no TRF-4: 'Ex-presidente brasileiro Lula perde apelação contra condeação de corrupção' (Foto: Reprodução/ BBC.uk)Rede britânica BBC noticia condenação de Lula no TRF-4: 'Ex-presidente brasileiro Lula perde apelação contra condeação de corrupção' (Foto: Reprodução/ BBC.uk)



Rede britânica BBC noticia condenação de Lula no TRF-4: 'Ex-presidente brasileiro Lula perde apelação contra condeação de corrupção' (Foto: Reprodução/ BBC.uk)



rede pública britânica BBC diz que os juízes da segunda instância aumentaram para 12 anos e um mês a pena de Lula, sendo que no ano passado havia sido estabelecida pelo juiz Sérgio Moro de 9 anos e meio. Os juízes “disseram que Lula infringiu a lei ao aceitar um apartamento de frente para o mar de uma empresa de construção envolvida em um grande esquema de corrupção”, diz o texto.



 



Der Spiegel



 



Revista alemã 'Der Spiegel' noticia a condenação de Lula em 2ª instância (Foto: Reprodução/ Der Spiegel)Revista alemã 'Der Spiegel' noticia a condenação de Lula em 2ª instância (Foto: Reprodução/ Der Spiegel)



Revista alemã 'Der Spiegel' noticia a condenação de Lula em 2ª instância (Foto: Reprodução/ Der Spiegel)



site da revista alemã "Der Spiegel" destaca que Lula planejava um retorno político para concorrer à presidência novamente, mas que agora corre o risco de passar um longo tempo na cadeia. Sua pena ainda depende do consenso dos desembargadores, informa a publicação.



 



Le Monde



 



Jornal francês 'Le Monde' noticia decisão sobre recurso de Lula nesta quarta-feira (24)  no TRF-4 (Foto: Reprodução/ Le Monde)Jornal francês 'Le Monde' noticia decisão sobre recurso de Lula nesta quarta-feira (24)  no TRF-4 (Foto: Reprodução/ Le Monde)



Jornal francês 'Le Monde' noticia decisão sobre recurso de Lula nesta quarta-feira (24) no TRF-4 (Foto: Reprodução/ Le Monde)



jornal francês “Le Monde”, que chama Lula de “pai dos pobres” e de “figura mítica da política brasileira”, diz que a decisão pode assinar a “morte política” do ex-presidente. A correspondente do jornal em Porto Alegre cobriu o julgamento e a movimentação em Porto Alegre pelo Twitter.



 



The Washington Post



 



Decisão do TRF-4 pode significar o fim da carreira política de Lula, segundo o 'Washington Post' (Foto: Reprodução/The Washington Post)Decisão do TRF-4 pode significar o fim da carreira política de Lula, segundo o 'Washington Post' (Foto: Reprodução/The Washington Post)



Decisão do TRF-4 pode significar o fim da carreira política de Lula, segundo o 'Washington Post' (Foto: Reprodução/The Washington Post)



jornal sediado na capital americana considera que a condenação em 2ª instância tem o potencial de significar o fim da carreira política de Lula.



 



Fonte: G1


leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
Um ano do Governo de Ronaldo Gomes, como você avalia a gestão "Pra Frente" ?

Ruim, esperava mais
9 votos - 64.3%

Ótima
4 votos - 28.6%

Boa, podia ser melhor
1 voto - 7.1%

Péssima
nenhum voto - 0%

Não sei, ainda é cedo para opinar.
nenhum voto - 0%

facebook
twitter
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium